sábado, 13 de agosto de 2016

Cristão recebe pena máxima por blasfêmia

 
 Ele foi preso por divulgar um texto que dizia que "a luz de Jesus brilha sobre as mentiras do islã e de seu profeta"

 Argélia
Um cristão argelino foi condenado a cinco anos de prisão, que é a pena máxima por blasfêmia, de acordo com as leis da Argélia. Além disso, ele terá que pagar uma multa de alto valor por ter supostamente ofendido o islã e o profeta Maomé em uma mensagem divulgada nas mídias sociais, juntamente com a foto de um civil sendo executado por extremistas islâmicos. Slimane Bouhafs*, de 49 anos, continua preso e teve que comparecer perante o juiz no dia 7 de agosto, na cidade oriental de Sétif, na região montanhosa de Cabília. A prisão aconteceu em julho, com a alegação de que ele escreveu um texto que dizia que "a luz de Jesus brilha sobre as mentiras do islã e de seu profeta".

 O Vice-Presidente da Liga Argelina para a Defesa dos Direitos Humanos (LADDH), disse que a sentença é um verdadeiro ataque contra as garantias de liberdade de consciência e de culto. Ele tentou alterar a opinião pública alertando que os direitos garantidos pelas leis nacionais devem ser respeitados. Tais comentários nas redes sociais são muito comuns na Argélia e não costumam despertar a ira das autoridades. A LADDH pediu a libertação incondicional de Bouhafs e espera que a justiça triunfe. O Presidente da Igreja Protestante da Argélia disse que seu advogado vai recorrer.

 Acredita-se que a sentença pesada sobre Bouhafs pode ter sido uma forma de silenciá-lo por causa de seu ativismo político. Ele faz parte do Movimento para a Autodeterminação de Cabília (MAK – sigla em inglês), um grupo separatista não tolerado pelo governo e que defende a minoria cristã da Argélia. A comunidade é composta pelos berberes (povo que se denomina como "homens livres"). Eles são conhecidos pela forte identidade e resistência regional contra todas as formas de controle. Todo o restante da Argélia é habitado por árabes.

 Por outro lado, a família do acusado denunciou a ação da justiça argelina como um "sham litigation", que é o mesmo que dizer "má fé com sofisticação", ou seja, o abuso do direito de ação judicial para prejudicar alguém. Bouhafs se converteu ao cristianismo por volta de 1996. Sua filha Afaf* o descreve como "um homem que sempre defendeu os interesses de seu país" e disse que seu pai é conhecido como alguém que tem compromisso com a democracia e que luta pela liberdade religiosa. A maior preocupação da família atualmente é que Bouhafs sofre de uma doença crônica e sua saúde pode piorar enquanto estiver na prisão. Ele tem reumatismo inflamatório que piora sob situações de estresse e precisa seguir uma dieta especial.

 *Nomes alterados por motivos de segurança.

 Pedidos de oração

 Ore por Bouhafs durante o período em que estiver na prisão, para que Deus cuide de sua saúde de maneira sobrenatural e que ele não venha sofrer as consequências pela falta de um tratamento adequado.
 Interceda pelas autoridades e que o caso de Bouhafs seja resolvido o mais breve possível, de forma que ele consiga a liberdade e o cancelamento da pena.
 Ore também pela família dele, para que sejam estratégicos ao lidar com essa situação. Peça ao Senhor para que proteja todos os cristãos perseguidos na Argélia e ore pelos perseguidores, para que sejam impactados pelo amor de Cristo.

 Leia também
 Cristã pode perder marido e filho se não negar Jesus
Cristãos têm de escolher Jesus ou sua família na Argélia



Postado: 13 de agosto de 2016

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More