quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Mensagem da Ceia do Farol esclarece amor embutido em Cantares

Culto de Santa Ceia lota templo-sede do Farol


Pregação foi designada ao pastor baiano Abiezer Apolinário

O amor de Deus embutido e expressado em frases poéticas no livro de Cantares de Salomão – ou, se preferir, Cântico dos Cânticos – foi o mote da mensagem mais do que pregada pelo pastor Abiezer Apolinário, de Salvador (BA), na noite desta terça-feira (4), antes da celebração da Santa Ceia, na Assembleia de Deus no Farol, em Maceió. Apenas citando dez versículos do capítulo cinco do livro, o pastor esclareceu qual a verdadeira intenção do inteligente Salomão nesta escrita.

O objetivo do rei mais sábio dos que são evidenciados na Bíblia Sagrada foi apresentar o amor incomparável e impagável de Deus para com o seu povo. “A finalidade do livro é exaltar o amor; não é o amor de um homem por uma mulher. Sobressai e está acima de qualquer padrão que se conheça. É o livro que retrata o amor de Deus a Israel e revela a intensidade do amor de Deus à Igreja”, ensinou o pastor Apolinário.

Ele frisou que o amor de Deus é o único que é perene e é eterno. Ressalte-se que há, pelo menos, outros três tipos de amor conhecidos atualmente: fraterno, carnal e o familiar. “O amor de Deus é padrão para os maridos em relação às esposas. Ainda é um mistério tão grande que os anjos foram designados para ficar como expectadores”, exemplificou ao citar versículos bíblicos que fundamentavam a mensagem.

Para enxertar o assunto na mente dos cristãos presentes ao culto nesta noite, Apolinário mencionou 1 Coríntios 13.4-8, que assim diz: “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha”. A passagem foi citada para esclarecer que o amor de Deus é infinitamente superior aos demais.

AMOR INCONDICIONAL - E foi para comentar sobre este amor que o pastor fez destrinchou os dez primeiros versículos de Cantares de Salomão, no capítulo 5. Sobre o segundo, que diz “Eu dormia, mas o meu coração velava; e eis a voz do meu amado que está batendo: abre-me, minha irmã, meu amor, pomba minha, imaculada minha, porque a minha cabeça está cheia de orvalho, os meus cabelos das gotas da noite”, ele fez uma ligação com a parábola das dez virgens, contida também em Mt 25.1-13.

O pastor aconselhou aos crentes a serem ainda mais sensíveis ao Espírito Santo. “Fala sobre pessoas que perdem tempo com outras atividades e quando buscam a Deus, no momento de maior desespero, não o acham. Por conta disso enfraquecem a alma. A noiva perdeu a oportunidade de estar com o noivo tão amado”, comentou o pastor Apolinário.

Para explicar os versículos 6 e 7 que trata da busca da noiva pelo noivo que havia se retirado, o mensageiro da noite enfatizou que enquanto a Igreja é conservada com a presença do noivo tem a proteção e nenhum mal consegue atingi-la. Do contrário, a insegurança impera.

“Ela estava ansiosa para reatar com o noivo; para a reconciliação. Estava doente de amor, mas as pessoas a questionaram o que ele tinha de diferente para despertar tanto este sentimento e o anseio pelo reencontro”, falou o pastor ao mencionar os versículos sequentes que destacaram o desejo ardente da noite em rever o noivo.

No versículo 10, a noiva explica quais as características que lhe provocaram o verdadeiro amor pelo noivo. Disse ela: “O meu amado é branco e rosado; ele é o primeiro entre dez mil.” Cânticos 5:10. O pastor baiano disse que a mulher estava frisando que o noivo era santo e parecido a um rubi – que é uma pedra preciosa vermelha, uma variedade do mineral corindon (óxido de alumínio) e que é excepcionalmente raro.

Ele ainda fez a leitura em Apocalipse para ratificar este texto bíblico. Ressaltou que o sangue que Jesus derramou é vermelho e que, por meio dele, há a purificação dos pecados.

PROGRAMAÇÃO - No culto de Santa Ceia louvaram ao Senhor a União das Esposas de Ministros da Assembleia de Deus em Alagoas (Uemadal), o Coral Celeste e a banda Louvores de Sião, do Farol. A celebração foi feita pelo pastor José Antonio dos Santos, presidente da Assembleia de Deus em Alagoas, com o suporte dos obreiros da capital e do interior.

























Fonte:http://www.jneweb.com.br/
Postado em
05 de outubro de 2011

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More