segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Igrejas e cristãos sofrem com possíveis novas restrições

Indonésia



Membros de uma igreja em Bogor, Java Ocidental, estão determinados a continuar a se reunir fora de seu prédio, interditado todos os domingos, até que seja concedida a liberdade para a realização de cultos dentro dele.

O prefeito também emitiu uma proibição contra a realização de cultos em locais públicos.

“A igreja nunca vai desistir de ter o direito de realizar suas reuniões”, disse uma fonte local, que é um cristão, membro da igreja (Gereja Kristen Indonésia, ou GKI) que mora na região de Bogor e preferiu o anonimato.

Em meio ao impasse, a liberdade religiosa para grupos como a GKI seria drasticamente reduzida sob a “Lei de Tolerância Religiosa”, atualmente em consideração pelo Ministério de Assuntos Religiosos. Um debate constitucional sobre o projeto de lei será realizado.
Em 9 de outubro, policiais entraram em confronto com os cristãos nas ruas em frente ao templo da igreja, que estava lacrado, impedindo-os de se reunirem. Após receber as queixas do evento, o chefe da polícia acusou os membros da igreja de iniciar o tumulto.

Desafiando uma ordem da Suprema Corte do começo deste ano, que permitia à GKI realizar cultos, o prefeito de Bogor, Diani Budianto, cancelou a permissão da igreja para se reunir, selou o templo e proibiu os membros de realizar cultos em locais públicos.

A autorização foi conseguida com muito esforço. Nos termos de um Decreto Ministerial de 2006, todas as igrejas devem atender a critérios estritos para se qualificar uma igreja como legalizada, incluindo a prova de que possui pelo menos 90 membros, assinaturas de aprovação de 60 moradores locais e aprovação das autoridades da vila e de um fórum religioso.

Oficiais da GKI, desde então, disseram que as autoridades locais se recusaram a transferir os cultos da igreja para outro prédio, citando o caso da igreja protestante de Batak, em Bekasi, Java, que foram despejados sem aviso prévio e tiveram os pedidos de licença negados para construir um novo prédio.



Fonte:http://www.portasabertas.org.br/
Postado em 31 de outubro de 2011

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More