terça-feira, 26 de julho de 2011

Líder cristão é novamente preso

Saigon, no Vietnã


VIETNÃ (18º) - O padre Nguyen Van Ly, sacerdote e membro fundador do “Bloco 8406”, um movimento que exige o fim de um único partido no Vietnã, foi preso novamente.

Preso em 2007, com uma sentença de oito anos, ele foi libertado no ano passado por causa de seu grave estado de saúde. Ontem, conforme relatado por Phan Van Loi Pai, a polícia foi para Nha Chung, escritório do bispo de Hue, onde o padre estava vivendo antes de o prenderem.

Os agentes da polícia o tinham trazido em uma ambulância, pois o líder cristão já havia sofrido vários derrames nos últimos anos, que o deixaram parcialmente paralisado.

Com a saúde precária do padre, grupos de direitos humanos e os governos dos EUA e da União Europeia estão se movimentando para que as autoridades vietnamitas suspendam o mandado de prisão contra Van Ly.

Desde sua prisão domiciliar, Van Ly tinha começado a enviar denúncias por escrito, contando que estava sofrendo e sendo vítima de graves violações dos direitos humanos, praticadas pelo Partido Comunista do Vietnã e do governo vietnamita.

Em março, a polícia se reuniu junto com o padre Lyn para ver se ele tinha condições de voltar para prisão, por causa de seu estado físico. Então, o padre Ly foi novamente levado à prisão em Ha Nam, no distrito de Kim Bang.


Postado em 26 de julho de 2011

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More