quinta-feira, 30 de julho de 2015

Será que a Rússia está “brincando com fogo”?

 
 Há suspeitas de que o país esteja apoiando o Estado Islâmico

Rússia
Em junho, a Fundação Jamestown, um instituto dos EUA especializado em pesquisas e análises, concentradas em terrorismo, suspeitou que os serviços especiais russos estejam apoiando o Estado Islâmico (EI), em sua guerra contra a Síria e o Iraque. Os serviços de segurança de Moscou são conhecidos por oferecer refúgio seguro, na própria Rússia, aos radicais islâmicos. Embora não haja provas concretas, o relatório sugere que a Rússia pode até ter sido um dos países criadores do Estado Islâmico.

 Rolf, analista da Portas Abertas, adverte: "Muito do que foi dito pela Fundação Jamestown é pura especulação. Mas há certos fatos que não podem ser negados: não há uma única ameaça contra a Rússia, apesar de o país apoiar o regime do presidente Assad, na Síria. Os ataques relacionados ao EI, nunca foram contra os cidadãos russos, suas cidades ou suas empresas. Além disso, a Rússia nunca foi atacada, apesar do governo oficialmente dizer que o Estado Islâmico é uma ameaça. Tudo isso indica um possível acordo entre as partes”.

 Rolf ainda faz o seguinte alerta: "Se a Rússia se deixou ser ‘guiada e protegida’ pelo EI, podemos dizer que o país está brincando com fogo. A Rússia tem uma minoria muçulmana razoavelmente grande (12,5% da população ou cerca de 17,5 milhões de pessoas fazem parte da religião muçulmana). Se o EI se virar contra a Rússia, encontrarão muitas portas abertas. Para os cristãos instalados em regiões muçulmanas, o acordo atual é benéfico, ou seja, estão livres de ataques. Mas a ameaça do extremismo islâmico está constantemente pairando no ar”.


Postado em 30 de julho de 2015

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More