sexta-feira, 31 de julho de 2015

Rússia quer voltar a ser uma potência mundial

 
 Ideologia de restaurar a Rússia afeta igrejas da antiga URSS


 Rússia
Em junho, a Rádio Free Europe informou que os legisladores russos do partido Rússia Unida, de Putin, começaram a investigar a legalidade de uma decisão tomada pelo Conselho de Estado da União Soviética, em 1991, sobre a concessão de três países bálticos, que ficaram independetes da antiga União Soviética. A suspeita é de que a Crimeia foi entregue ilegalmente à Ucrânia em 1954.

 Rolf, analista da Portas Abertas, comenta: "A ideologia de restaurar a Rússia à sua antiga grandeza como uma potência mundial afeta as igrejas da ex-URSS. A maioria dos cristãos, da Ásia Central, norte do Cáucaso e do Azerbaijão são russos étnicos. E a maior igreja deles é da Igreja Ortodoxa Russa, que já deu o seu apoio a Moscou. Os regimes que resistem à pressão da Rússia são considerados “crentes russos espiões” e podem sofrer todas as consequências possíveis".

 Um dos países que mais enfrenta a perseguição religiosa é o Azerbaijão. O país é o 46º na Classificação da Perseguição Religiosa 2015 e entrou para a lista pela primeira vez. A Constituição do país garante o direito à liberdade de consciência e de religião, mas todas as comunidades religiosas são obrigadas a se registrar. Nos últimos anos, uma série de alterações foi aprovada na Constituição; duas alterações limitam a propagação religiosa. Além disso, o Parlamento aprovou uma emenda de lei sobre a Liberdade de Religião, o que resultou em restrições adicionais para o sistema de registro de grupos religiosos.  Saiba mais sobre as condições dos cristãos nesse país.

 

Postado em 31 de julho de 2015

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More