terça-feira, 13 de julho de 2010

MP investiga comunidade no Orkut que discrimina nordestinos

Cheia em Quebrangulo-AL: à procura do que restou


"Acho que os cabeçudos vão vir em massa pra SP, to muito preocupada com isso", diz Julia Schemman, uma das usuárias investigadas

Essa é demais. Num dos momentos mais tristes da história do Nordeste, quando Alagoas e Pernambuco sofreram uma das maiores tragédias do País, o site de relacionamentos Orkut hospeda página preconceituosa contra nordestinos. Trata-se da comunidade Odeio nordestino, feita por um grupo de internautas insatisfeitos com a existência da região, que até hoje, 13, pela manhã, tinha mais de 370 membros.

"Acho que os cabeçudos vão vir em massa pra SP, to muito preocupada com isso" (sic), diz Julia Schemman, uma das usuárias da comunidade. As discussões começaram a ganhar repercussão em outra rede social, o Twitter, e até mesmo no Orkut, onde membros pedem que seja denunciado esse tipo de discriminação. A contenda chegou ao Ministério Público, que vai investigar o caso, e avisa: A prática é crime e pode dar de 1 a 3 anos de cadeia.

Julia Schellman, que abriu o tópico Enchentes no Nordeste, é uma das moderadoras, responsável por gerir a comunidade no Orkut. A partir de seu comentário, diversos outros se seguiram, todos com a mesma ideia de que, com a tragédia das chuvas, mais nordestinos emigrarão para São Paulo e outras cidades no Sudeste. "Eles vão falar que perderam tudo na terra deles e vão procurar alguma beira de córrego em SP para construir barraco ou virar mendigos no centro da cidade", disse Thiago Luiz logo em seguida. Um perfil que atende por Thomas Rebel foi mais explícito. "Seria bom se todos eles morressem na enchente, afinal nordestino é um animal q não sabe nadar".

A matéria "Usuários do Orkut discriminam vítimas das enchentes no Nordeste; MP vai investigar", publicada no JC Online, estava entre as mais lidas e comentadas de quarta-feira (7). A polêmica que envolve intolerância e preconceito, baseada no pseudo anonimato dos usuários que participam destas redes sociais, fez com que órgãos como o Ministério Público do Estado e a própria OAB-PE garantissem que iriam acompanhar de perto as investigações.

O presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, afirmou, em nota enviada à imprensa, que a entidade vai acompanhar as investigações e as denúncias contra os membros da comunidade do orkut denominada “Odeio Nordestino” por parte do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e também da Polícia Federal. "A OAB-PE já tinha, inclusive, preparado uma denúncia para ser encaminhada ao MPPE quando foi informada que o órgão já estava tomando todas as providências", diz o texto.

Ainda de acordo com a nota, para Mariano, é impensável que as manifestações públicas feitas na comunidade fiquem impunes. Segundo ele, as condutas promovidas por esses membros configuram o crime de racismo tipificado no artigo 20, parágrafo 2º da Lei nº 7.716 (que trata dos crimes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional). "Nele, está determinado que será aplicada pena de reclusão de dois a cinco anos e multa se o crime previsto for cometido por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza". O presidente da OAB-PE lembra que de acordo com a Constituição Federal, o crime de racismo é imprescritível e inafiançável. Após a propagação do assunto, os proprietários da comunidade apagaram o tópico. A autora, identificada por "Júlia" mudou a foto do perfil e, em seguida, mudou o seu nome no site de relacionamentos.


Fonte:http://www.jneweb.com.br/
Postado em 13 de julho de 2010

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More