quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

TRAGÉDIA| Chuva deixa 356 mortos na região serrana do Rio de Janeiro

Resgate procura sobreviventes em Teresópolis-RJ


Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis são as cidades atingidas

As fortes chuvas na região serrana do Rio de Janeiro, desde terça-feira (11), deixaram 356 mortos. De acordo com a Prefeitura de Teresópolis, 152 pessoas morreram. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil, são 168 mortos em Nova Friburgo, entre eles três bombeiros, e 36 mortos em Petrópolis, incluindo as áreas de Itaipava.

Mais de 1.000 homens do Corpo dos Bombeiros, da Defesa Civil e das prefeituras trabalham nos regastes nas três cidades. Nove helicópteros, sendo sete do Estado e dois da Marinha ajudam nas operações. Os trechos da BR-116, entre Teresópolis e Além Paraíba, e BR-495, entre Petrópolis e Teresópolis, estão interditados. Vários pontos da BR-040 estão com tráfego em meia pista e desvios. E na RJ-116 também há trechos atingidos por deslizamentos.

ESPERADO

As chuvas que atingiram a região entre a noite de ontem e a manhã desta quarta-feira se aproximaram do esperado para todo o mês de janeiro inteiro, segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Em 12 dias, já choveu em Nova Friburgo 84% a mais do que o volume esperado para todo o mês. Das 9 h de ontem às 9 h desta quarta-feira, foi registrado um índice pluviométrico de 182,8 mm --o índice esperado para janeiro inteiro era 199 mm. Desde o começo do ano, as chuvas acumuladas na cidade são de 366,8 mm. Cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado.

Já em Teresópolis, o volume de chuva registrado nas mesmas 24 horas chegou a 124,6 mm. Com isso, as chuvas acumuladas no mês chegaram a 219 mm. O esperado para o período era de algo entre 140 e 200 mm. Em Petrópolis, a região do Vale do Cuiabá foi a mais atingida na cidade, com a água subindo mais de cinco metros de altura. Muitas casas foram destruídas pela força das águas do rio Santo Antônio. O Inmet não tem números sobre a chuva na cidade. A previsão do instituto é que as chuvas fortes continuem nos próximos dias, na região serrana e em outras áreas do Estado do Rio.

Fonte: Atualizada às 9h16, do dia 13 de janeiro


Fonte:http://www.jneweb.com.br/
Postado em 13 de janeiro de 201

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More