quinta-feira, 1 de março de 2012

Religiosos lamentam a morte do bispo Robinson Cavalcanti

Bispo Robinson e a mulher dele serão enterrados hoje à tarde


Companheiro do bispo, pastor Miguel Uchoa, diz estar sem palavras

Depois de tomarem conhecimento do assassinato do bispo diocesano da Igreja Anglicana do Recife, Robinson Cavalcanti, e de sua esposa, Miriam Cavalcanti, na manhã desta segunda-feira (27), religiosos de Pernambuco lamentaram bastante a morte do casal. O crime aconteceu na noite de domingo (26), no bairro dos Bultrins, em Olinda. A polícia suspeita que o filho adotivo do bispo, que morava nos Estados Unidos há quinze anos, esfaqueou os dois dentro da própria casa. Ele ainda tentou se matar, mas segue internado no Hospital da Restauração (HR), na capital pernambucana.

Amigo e companheiro de igreja do bispo Robinson, o pastor Miguel Uchoa falou do que o religioso vai deixar de ensinamento dentro do cristianismo. “O grande legado é a história dele de luta pela ortodoxia na doutrina cristã. São décadas de luta. Sempre acreditou na causa da doutrina evangélica e lutou pelos princípios em defesa da sociedade mais justa. Eu tive privilégio de começar no cristianismo ainda jovem, quando o bispo não era nem pastor. Caminhamos junto nos últimos 30 anos e sempre fomos próximos. Aprendi muito com ele, não tenho palavras que possam explicar”, falou.

O religioso Miguel Uchoa, emocionado, também comentou sobre a importância do bispo e de sua esposa no cenário cristão. “Além de bispo cristão, ele era uma das mentes mais brilhantes que conheci. Era líder, uma memória viva que não existe outra que conheço sobre o protestantismo brasileiro, a nível nacional e internacional. Tudo que aprendi em relação à igreja foi com ele, viajando com ele. Cada viagem era um curso; tenho uma gratidão imensa. Ela [Miriam] era uma pessoa muito boa, uma cristã praticante, que já foi funcionária da Visão Mundial [ONG cristã] por muitos anos”, disse.

Em relação ao filho do casal que é suspeito de cometer o crime, o pastor comentou que as últimas memórias que têm são de quando ele morava no Brasil, antes de viajar aos Estados Unidos. Desde então, não teve mais contato. Miguel Uchoa citou também a importância de Robinson Cavalcanti no cenário político, quando ele participou da coordenação nacional do movimento evangélico dentro da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva para presidente em 1989.

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, soube da notícia na manhã desta segunda e também comentou sobre o assunto. “Lamentei profundamente. É uma perda para o cristianismo, uma vez que o bispo Robinson era comprometido e também tinha um bom relacionamento com a Igreja Católica. Ele tinha sensibilidade para questões sociais e era preocupado com o povo. Vai fazer muita falta. Lamento que tenha acontecido e esse fato é sintomático do que vivemos. São as drogas levando ao desespero. Não tem palavras para explicar uma situação dessas, só lamentar e rezar por ele e sua esposa e também pelo filho que fez o gesto de violência. Peço a Deus que ele tenha arrependimento e possa merecer o perdão”, disse o arcebispo.

Os dois caixões dispostos lado a lado, no interior da Igreja Anglicana, na Praça Dantas Barreto, em Olinda, no Grande Recife, seguem hoje à tarde para o Cemitério Morada da Paz, em Paulista, onde o bispo Robinson Cavalcanti, 67, e a esposa, Miriam Cotias Cavalcanti, 64, serão sepultados. Durante todo o dia de ontem, centenas de pessoas passaram pelo local. No livro de mensagens, cerca de 300 assinaturas. Duas dezenas de coroas de flores foram enviadas, num último adeus ao casal. Ex-aluno de Robinson Cavalcanti no curso de direito, o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, também enviou uma coroa. O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), no qual o bispo militou por anos, também fez uma reverência.

A mãe do líder da Igreja Anglicana, Gerusa Cavalcanti, 94, viajou ontem de União dos Palmares, em Alagoas, para Olinda, para acompanhar o enterro. Ela foi informada ontem do assassinato do filho e da nora e, desde então, recebe acompanhamento médico por causa da idade.

Ontem, dois cultos foram celebrados na igreja. Um à tarde e o outro, às 20h. “Todas as terças, fazemos um culto à noite. O de hoje (ontem) já estava programado, mas ganhou um caráter fúnebre diante da importância do bispo”, contou o reverendo João Peixoto, auxiliar da paróquia. Hoje, às 14h, outro culto será realizado. A expectativa é que um número ainda maior de fiéis passe pela paróquia. O enterro está marcado para as 16h30.



Fonte:http://www.jneweb.com.br/
Postado em
29 de fevereiro de 2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More