terça-feira, 20 de março de 2012

ESTRANHO| Sentado, corpo de papa egípcio fica exposto para homenagens

Corpo do papa Shenouda III é exposto para o público; sepultamento deve acontecer na terça-feira (20)


Patriarca da igreja Copta morreu neste sábado (17), aos 88 anos

Cristãos se reuniram no domingo (18) para prestar as homenagens finais ao papa Shenouda III, que buscou aliviar as tensões sectárias em suas quatro décadas na chefia da Igreja Ortodoxa do Egito mas foi testemunha de conflitos cada vez mais frequentes com a maioria muçulmana da nação em seus últimos meses de vida.

O atrito piorou desde que o presidente Hosni Mubarak, que suprimia islamistas, foi deposto em 2011. Desde então, Shenouda, que morreu no sábado (17) aos 88 anos de idade, muitas vezes clamou por harmonia e regularmente se reunia com muçulmanos e outros líderes.

Cristãos, que compõem cerca de um décimo dos 80 milhões de cidadãos egípcios, há muito alegam sofrer discriminação e no passado iniciaram protestos, que incluíram a demanda por novas leis que fariam com que seja tão simples construir uma igreja quanto uma mesquita.

Shenouda serviu como o 117º papa de Alexandria desde novembro de 1971, liderando a comunidade ortodoxa que compõe a maior parte dos cristãos do Egito. Seu funeral ocorrerá na terça-feira (20), relatou a mídia estatal egípcia.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ofereceu suas condolências e o papa Bento XVI, líder dos católicos apostólicos romanos do mundo, ofereceu orações após ter sido informado de sua morte. "Eu gostaria de expressar aos membros do Sínodo Sagrado, aos pregadores e aos fieis do Patriarcado, meus mais fortes sentimentos de compaixão fraternal", disse o Papa. Descrevendo Shenouda como um defensor de longa data da unidade entre cristãos, disse que a Igreja Católica "compartilha a dor que aflige os ortodoxos".



Fonte:http://www.jneweb.com.br/
Postado em
20 de março de 2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More