segunda-feira, 26 de março de 2012

Terremoto de 6,8 graus que atingiu Chile registra mais de 20 réplicas

Presidente chileno diz que situação já está sob controle


O terremoto de 6,8 graus de magnitude na escala Richter que no domingo atingiu oito regiões do Chile teve nas últimas horas mais de 20 réplicas, muitas superiores a 4 graus, informaram nesta segunda-feira (26) as autoridades.

Uma pessoa morreu de um infarto durante o terremoto ocorrido às 19h38 (de Brasília), na região de Maule, no centro do Chile. Em Santiago e em outras localidades ocorreram feridos.

O Instituto Sismológico da Universidade do Chile situou o epicentro a 24 quilômetros ao nordeste de Constitución, na região de Maule, na mesma falha geológica que originou o terremoto de 2010.

Até as 6h46 (de Brasília), 22 réplicas haviam sido sentidas. A onda sísmica do terremoto, que os especialistas consideraram como réplica tardia do terremoto de 8,8 graus que atingiu várias regiões do Chile em 27 de fevereiro de 2010, se expandiu de Coquimbo, a 500 quilômetros ao norte de Santiago, para Los Ríos, a 800 quilômetros ao sul da capital.

O morto foi identificado como José Roberto Rebolledo, que teve infarto no momento mesmo do terremoto, disseram as autoridades regionais de emergência de Maule, a 300 quilômetros ao sul de Santiago.

Nessa região, principalmente nas zonas litorâneas, onde o terremoto foi sentido com magnitude de oito graus na escala internacional de Mercalli, centenas de pessoas passaram a noite em claro após deixarem suas casas para se abrigar em lugares altos, por medo de um tsunami como o que devastou várias localidades em fevereiro de 2010.

Pela mesma causa, pouco depois do terremoto, o Escritório Nacional de Emergência (Onemi) deu ordem de evacuação preventiva de uma faixa de 500 quilômetros entre as localidades de Concón, na região de Valparaíso, e Lebu, na zona de Bío-bío.

Deviso aos dados técnicos divulgados nesta segunda-feira pelo Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Armada (SHOÁ), a organização voltou atrás com a evacuação, exceto em Maule, onde as autoridades regionais mantiveram a medida para 7 mil habitantes de localidades litorâneas.

A Onemi disse nesta segunda que além do homem que morreu em Maule foram registrados 11 feridos, principalmente durante a evacuação.

O presidente do Chile, Sebastián Piñera (foto), afirmou que a situação nas áreas atingidas pelo terremoto do último domingo está "sob controle", ressaltando que o Governo prepara um plano de contingência para ajudar os setores mais afetados. Piñera, que se encontra em Seul para acompanhar a II Cúpula de Segurança Nuclear, expressou solidariedade e compromisso de ajudar os afetados pelo sismo de 6,8 graus na escala Richter, que foi sentido em oito regiões do país.

"Salvo uma pessoa que morreu por um problema cardíaco, não tivemos vítimas fatais. Além disso, a infraestrutura de nosso país, tanto pública como privada, resistiu bem aos efeitos deste terremoto", indicou Piñera.

"Em matéria de precaução, sempre é melhor prevenir do que curar e, por essa razão, demos uma ordem para desocupar algumas zonas litorâneas mais vulneráveis", acrescentou Piñera, que, segundo um comunicado oficial, esteve em permanente contato com o vice-presidente, Rodrigo Hinzpeter, para acompanhar a situação.

O presidente chileno também indicou que "neste instante a situação está sob controle" e os serviços públicos, como o fornecimento de água e eletricidade, já foram restabelecidos "plenamente".


Fonte:http://www.cpadnews.com.br/
Postado em
26 de março de 2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More