sexta-feira, 30 de março de 2012

Joachim Gauck é eleito novo presidente da Alemanha

Ele é teólogo, pastor evangélico e dissidente da Alemanha Oriental


O teólogo, pastor evangélico e dissidente da Alemanha Oriental, Joachim Gauck, 72, foi eleito presidente da Alemanha por ampla maioria de votos do Parlamento.

Gauck, que contou com o apoio da maioria dos partidos, teve a indicação aprovada por 991 votos de 1.232 integrantes da Assembleia Federal, composta por todos os deputados do Parlamento e representantes dos 16 Estados federados alemães.

O candidato do Partido de Esquerda, o ex-comunista Beate Klarsfeld, teve 126 votos, e foram registradas 108 abstenções. O novo chefe de Estado foi pastor luterano e se opôs ao regime comunista da Alemanha Oriental durante o período da Guerra Fria, pedindo a democracia da região.

Após a reunificação, em 1990, foi responsável pela agência federal verificando os arquivos do serviço doméstico de inteligência comunista.

Relutância

O nome de Gauck foi aceito com relutância pela chanceler alemã e chefe de governo, Angela Merkel, aapós sua coalizão aliada se juntar a partidos da oposição no último mês para apoiá-lo como substituto de Christian Wulff, que renunciou em um escândalo financeiro sobre favores.

Ao contrário de Wulff, um ex-parlamentar do partido de Merkel de centro-direita, Gauck, de 72 anos de idade, não tem filiação partidária. Mas ele é conhecido por falar o que pensa -- com a eloquência de um pregador experiente -- sobre questões controversas.


Fonte:http://www.cpadnews.com.br/
Postado em
30 de março de 2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More