terça-feira, 8 de março de 2011

Dia internacional da Mulher: Marina Silva ganhou destaque no século XXI

Marina Silva


Dilma Roussef também ganhou notoriedade ao assumir a presidência

O número de mulheres chefes de Estado e à frente de cargos legislativos cresceu nos últimos dez anos em todo o mundo. Apesar disso, a participação feminina na política ainda é considerada quase inexpressiva e, no Brasil, esse cenário é ainda pior.

De acordo com o sociólogo e colunista da BandNews FM, Antônio Lavareda, as mulheres apresentam uma forte rejeição pela política e isso fica claro pela baixa adesão delas, mesmo em países que adotam sistemas de cotas.

Na vida pública há 29 anos, sendo 16 como senadora pelo Acre, Marina Silva acredita que os mesmos motivos que hoje afastam os jovens da política também levam as mulheres pra bem longe.

Eleita em 2010, Dilma Rousseff passou a integrar neste ano a seleta lista de chefes de Estado do sexo feminino. São 15 ao todo, segundo a ONU, sendo três na América do Sul. Logo no primeiro discurso, a presidente prometeu trabalhar para diminuir as diferenças entre os gêneros no país.

Enquanto algumas mulheres ganham espaço na política institucional, outras fazem história ao desafiar o poder. Autora desde 2007 de um blog que conta a realidade e a opressão sofrida pelos cubanos, a jornalista Yoani Sanchez disse com exclusividade à BandNews FM direto de Havana, que a grande ambição política dela é criar uma imprensa livre em seu país.



Fonte:http://www.jneweb.com.br/
Postado em 08 de março de 2011

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More