sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Palavra do Secretário Executivo de Missões

EM TODOS OS MOMENTOS

Secretário Executivo de Missões Pastor Paulo mesquita. (Secretaria de missões no Estado de Alagoas-Semadeal).


"E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século" - Mateus 28:20

Quando Jesus enviou os seus discípulos, deu-lhes a promessa, que estaria com eles todos os dias. Literalmente, as palavras todos os dias significam "sempre", conforme os estudiosos da língua grega Jamieson, Fausset e Brown.
Jesus não disse simplesmente "sempre", mas "todos os dias". Tal afirmação inclui nossas diversas atividades, as circunstâncias boas e más que nos cercam e as várias responsabilidades que temos no transcurso dos nossos dias. As esmagadoras ondas de desapontamento ou problemas com pessoas podem nos trazer desesperança, depressão ou desespero. Mas quaisquer que sejam as circunstâncias, Jesus está presente para nos sustentar.
Deus disse a Moisés e diz a você: "Irá a minha presença contigo para te fazer descansar" (Ex 33.14).
Deus disse a Jacó, e diz a você. "Eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores" (Gn 28.15).
Deus disse à nação de Israel, e diz a você, "Quando passares pela águas estarei contigo" (Is 43.2).
Você pode estar enfrentando o desemprego, mas não o está enfrentando sozinho; o Senhor está com você. Você pode estar enfrentando conflitos matrimoniais, mas não os está enfrentando sozinho; o Senhor está com você. Davi tinha plena confiança de que Deus estava com ele. Foi a descoberta de Davi - o Senhor está comigo. Sl 23.4. E, desde que o Senhor está perto, tudo e diferente.
Nosso Deus está conosco, não importa o que cada dia traz. Pode ser um dia de alegria ou tristeza, de doença ou saúde, de sucesso ou fracasso. Não importa o que nos acontecerá neste dia, nosso Senhor estará caminhando ao nosso lado, dando-nos forças, amando-nos, enchendo-nos de fé, esperança e amor.
Ao nos envolver com silenciosa tranqüilidade e segurança, nossos inimigos se afastam, e nossos temores, aflições e dúvidas começam a diminuir. Nós podemos suportar qualquer situação porque sabemos que o nosso Pai Celestial está perto, assim como falou ao apóstolo Paulo em Atos 18.
10: "Porquanto eu estou contigo".
Experimente a presença de Deus, esperando em meio ao seu dia atarefado e diga para si mesmo: "O Senhor está aqui, Ele está comigo". E ore para que você possa ver aquele que é invisível - e vê-lo em todo lugar.


Fonte: jornal Novas de Esperança
Postado em 09 de abril de 2011


DEUS EM AÇÃO


Secretário Executivo de Missões Pastor Paulo mesquita. (Secretaria de missões no Estado de Alagoas-Semadeal).


“Porque Deus é o que efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade”. (Filipenses 2:13).

Sempre desejamos mudanças quando o ano se inicia. Por esta razão no dia primeiro de janeiro começamos dietas, programas de exercícios físicos, planejamos gastar menos tempo no trabalho e mais tempo com a família, quem sabe até ler toda a Bíblia e parar de conversar no telefone celular ao dirigir. É claro, um mês mais tarde, geralmente estamos de volta com nossos velhos hábitos. Talvez isso ocorra porque desejamos uma mudança grande demais e não temos forças e vontade suficiente para colocá-la em prática.
Se perguntarmos quantos seguidores de Jesus se comprometeram realizar algum trabalho, ou mudar e crescer espiritualmente, e, todavia estão experimentando frustração porque não têm a força de vontade para realizar tais passos.
Se você perguntasse a Deus o que ele quer que você mude, melhore ou comece no ano que se inicia? Talvez Deus lhe dissesse:
• "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura" (Marcos 16:15).
• "Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem" (Mateus 5:44).
• "E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos" (2 João 1:6).
• "Demonstre melhor os frutos do Espírito em sua vida, os quais são: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio" (Gálatas 5:22).
Como crentes e novas criaturas, podemos ser libertos de velhos padrões e fracassos. O apóstolo Paulo fala desta questão na sua carta aos filipenses (v. 13). Ele disse que o próprio Deus daria a energia para crescer e realizar as tarefas. Deus estava trabalhando em seus corações, dando-lhes o poder para efetuar as verdadeiras mudanças. Ele não nos deixa só, em nossas lutas, nos dá o que precisamos para cumprir a sua vontade.
O texto bíblico em Josué 1:2, 5, nos diz que uma posição de grande responsabilidade foi confiada a Josué. Sem dúvida a grandiosidade do desafio diante dele o fazia temer. Como ele poderia suceder um líder tão notável como Moisés? Como levaria o povo de Deus à Terra prometida se o Senhor não lhe desse forças? Mas juntamente com a ordem para marchar, o Senhor lhe deu uma promessa confortante: “[...] não te deixarei, nem te desampararei” (Josué 1:5). Depois Ele disse: “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares” (v. 9). Tais garantias eram o suporte que Josué precisava.
Se você tem o desejo de realizar alguma tarefa especial neste Novo Ano, mergulha nela e dependa do Senhor e Ele vai ajudá-lo. À medida que você fizer a sua parte, Ele fará a parte dele.
Caminhe corretamente diante de Deus e dos outros e sê "perfeito" e perfeitamente habilitado para toda obra. Leia e aplique a Palavra de Deus pedindo que o Senhor o torne uma pessoa íntegra e cumpridora de sua obra.

Fonte: jornal Novas de Esperança
Postado em 03 de fevereiro de 2011



A COMUNICAÇÃO NA FAMILIA


Secretário Executivo de Missões Pastor Paulo mesquita. (Secretaria de missões no Estado de Alagoas-Semadeal).


“A boca do justo é manancial de vida”, (Prov. 10.11a).


Na família a comunicação é essencial, pois é através dela que os membros se conhecem, compreendem e se amam.

É conveniente que cada um saiba o que o outro gosta, pensa e sente, para ter uma melhor compreensão e poder ajudar quando necessário.
A família é um projeto de duas ou mais pessoas que decidem compartilhar suas vidas. Para fazer isso, é necessário compartilhar incondicionalmente tudo o que somos e temos, e isso exige uma boa comunicação entre cada um.
A comunicação baseada no diálogo é necessária para que a convivência tenha sentido.
Tão importante ou mais que as palavras são os olhos, gestos, sorrisos, expressões faciais... . Como parte da linguagem não-verbal e, na maioria dos casos, é mais expressivo e mais claro do que as próprias palavras.


Mais freqüentes erros de comunicação

A maioria das famílias têm problemas que estão relacionados com a comunicação. Ou porque não se comunicam ou fazem de uma maneira errada. Uma boa comunicação facilita a convivência entre o casal e os filhos, e assim sendo podendo haver ajuda mútua.

Alguns freqüentes erros em relação à comunicação familiar são:

Esperar que, adivinhem o que pensamos e sentimos. Temos que aprender a expressar os nossos sentimentos para que haja paz em nossos lares, sem julgamentos e criticas.

Um dos maiores erros da comunicação é a falta de tempo, e a exaustão. Devemos fazer um esforço para estar com nossa família, fazendo atividades com ela ou apenas parar para conversar. Caso contrário, se costumamos evitar estar com ela, porque estamos muito cansados ou não temos tempo, a relação familiar se esfria e surge um grande distanciamento entre os membros.

Os elementos básicos da boa comunicação

-Diálogo

Para manter uma boa comunicação temos que chegar através da palavra, ao entendimento. Através do diálogo as pessoas trocam idéias, sentimentos, opiniões, e se aproximam mais uma da outra.
Para a que a relação seja forte, devemos estar abertos ao diálogo e vivermos com entusiasmo as coisas dos outros, mostrando interesse e carinho por tudo o que acontece.
Devemos nos esforçar para manter uma conversa divertida, falando e transmitindo nossas pequenas coisas todos os dias, com a certeza de que o outro está interessado. Mesmo que às vezes nos sentimos cansados e temos pouca vontade de falar, devemos gastar parte do nosso tempo, e investir nesse diálogo.
Com isso, podemos evitar muitos mal-entendidos e muitos problemas que ocorrem dentro da família, e cada um poderá se sentir feliz. Não há nada mais destrutivo dentro de uma família que a falta de comunicação. “Em Provérbios 10.31a encontramos o seguinte texto:” A boca do justo produz sabedoria em abundância “... Ainda que muitas vezes, não sentimos vontade de conversar, devemos nos esforçar, e com sabedoria dialogar com os membros da nossa família.

-Saber ouvir

Não basta somente ouvir. Devemos prestar atenção, mostrar interesse, e atentamente procurar entender sobre o assunto. Não podemos limitarmos a ouvir as palavras e sim compreender a mensagem dessas palavras.

-Comunicar o que sentimos

Há quem tenha dificuldade em expressar o que pensa e sente. Mas podemos expressar tanto sentimento positivo, quanto negativo. Se nos sentimos tristes, mal-humorados ... não expressar esse mal-estar no nosso relacionamento familiar, contribui para desentendimentos e conflitos.

-Respeito

Xingamentos, humilhações, gestos rudes ... fazem parte da comunicação desrespeitosa. Devemos controlar nossas emoções e não ser controlado pela ira e raiva. A mensagem a ser transmitida seria totalmente negativa, e com isso jamais chegaríamos a um entendimento. Provérbios 10.12 diz que, “o ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões”. Devemos conversar, sempre com amor, respeito e compreensão.

Devemos estabelecer mecanismos com nossa família para compartilhar sentimentos, idéias, projetos e experiências. Cultivemos a boa comunicação!


Fonte: jornal Novas de Esperança
Postado em 03 de janeiro de 2011


PERDÃO NA FAMÍLIA
Lucas 15.11-32


Secretário Executivo de Missões Pastor Paulo mesquita. (Secretaria de missões no Estado de Alagoas-Semadeal).


Como cristãos, cremos que Deus criou a família e a fez para que seja um refúgio de paz, alegria e equilíbrio em meio à angústia em que vivemos. É importante meditar e viver o ensino bíblico a respeito do perdão na família.

Muitas vezes surgem conflitos entre esposo, esposa, pais e filhos, irmãos entre si, que, se não forem tratados a tempo, resultarão em rompimento de relacionamentos, mágoas, frustrações, enfim, fatores que podem destruir uma família. A solução é o perdão.

1. O PERDÃO É UMA NECESSSIDADE NO RELACIONAMENTO FAMILIAR

Não é novidade para ninguém que toda família tem problemas. A família da parábola contada pelo Senhor não é exceção à regra. Os problemas foram provocados pelo filho mais novo, que exigiu de seu pai a sua parte nos bens.
È interessante observar que o rapaz pediu o que era realmente seu, porém, ele só teria plenos direitos àqueles bens depois da morte de seu pai. Esta atitude irrefletida do moço provocou profunda mágoa no coração de seu pai, e no coração do seu irmão mais velho. Ele mesmo ficou frustrado, após ver que o dinheiro não lhe deu a felicidade sonhada e desejada. Só uma coisa poderia resolver tão graves problemas: o perdão.
Por mais graves que possam ser os pecados que os membros da família cometem uns contra os outros, o perdão continua a ser uma necessidade e, enquanto esta necessidade não for satisfeita, a situação dos envolvidos só irá piorar. A passagem do tempo não é capaz de resolver muitos problemas que surgem entre parentes – só o perdão é capaz de fazê-lo. Pedir, dar e aceitar o perdão é uma necessidade vital para a saúde emocional, espiritual e até física de qualquer família.

2. O PERDÃO PRODUZ RESTAURAÇÃO NO RELACIONAMENTO FAMILIAR

O perdão produz restauração. Foi o que aconteceu na família retratada no texto básico: a recepção festiva dada pelo pai ao filho mais moço que voltou para casa, indicava claramente que houve perdão; e com o perdão o ex-guardador de porcos foi restaurado à sua posição de filho. Seu pai o honrou, deu-lhe um anel, símbolo de sua posição.
Sempre que há a prática do perdão, maravilhas acontecem; relacionamentos interpessoais rompidos são restaurados; consciências que se tornaram enfermas pelo peso dos pecados cometidos, são curadas. Tudo isso porque o perdão dá a possibilidade de um novo começo, de uma nova chance a quem errou. Este perdão é dado, porque foi recebido de Deus (Cl 3. 13).

3. O PERDÃO É UM DESAFIO AO RELACIONAMENTO FAMILIAR

O perdão cura abençoa e restaura. Sendo assim, era de se esperar que este assunto (perdão nos relacionamentos em geral, mas especificamente em um contexto família) fosse mai vivido e executado no dia-a-dia dos crentes. Entretanto, não é isso que se vê: geralmente há uma resistência quanto ao dar e pedir perdão. A tendência das pessoas é, devido ao orgulho, não conceder nem pedir perdão; mesmo os crentes, enfrentam dificuldade em relação à tão importante questão.
Neste caso, aplica-se o que disse o Apóstolo Paulo aos crentes gálatas: “porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito contra a carne, porque são opostos entre si...” (Gl 5.17).
No texto básico, o filho mais velho ficou indignado com o perdão dado pelo pai ao irmão mais novo. Será que ele perdoou seu irmão? Reconciliou-se com ele? Lucas não desvenda essa questão, mas cabe a cada um refletir e ver, que vale a pena perdoar, até mesmo porque todos nós estamos sujeitos a errar.
O perdão é sempre um desafio, que deve ser enfrentado com oração e humildade cristã. E é na vida em família que este desafio se faz necessário, e este desafio deve ser constante para o cristão, isto é, não há limite para o perdão que deve ser dado. Jesus disse que devemos perdoar não apenas até sete vezes, mas até setenta vezes sete. (Mt 18.21,22).

Email: pr.paulomesquita@gmail.com


Fonte: jornal Novas de Esperança
Postado em 06 de dezembro de 2010



DIA NACIONAL DE MISSÕES


Secretário Executivo de Missões Pastor Paulo mesquita. (Secretaria de missões no Estado de Alagoas-Semadeal).

‘’Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosasemente, andando e chorando, voltará sem dúvida com alegria, trazendo consigo os molhos’’ SL 126.5,6. Procuramos com esmero informar às igrejas da capital e do interior, os trabalhos realizados através de seminários, paletras, viagns missionárias, além das atividades dos nossos missionários. Manifestamos nossa gratidão ao todo poderoso pelas ricas bênçãos alcançadas na Argentina, nos Estados Unidos, em Honduras, na África, como também no interior do estado. A Semadeal (Secretaria de missões no Estado de Alagoas) com muita alegria, e satisfação no Senhor Jesus Cristo congratula-se com o nosso pastor José Antonio dos Santos e com os convencionais, pelos 95 anos de história da nossa querida igreja.

Email: pr.paulomesquita@gmail.com

Fonte:
jornal voz missionária
Postado em 14 de outubro de 2010



Secretário Executivo de Missões Pastor Paulo mesquita. (Secretaria de missões no Estado de Alagoas-Semadeal).


Quando houve um despertar do sentimento pelas almas perdidas em 1979, no Instituto Bíblico da Assembleia de Deus IBAD, em pindamonhagaba-sp, pude perceber quão grande é o projeto de Deus em uma vida que permite o fluir do desejo missionário. A princípio, tal como ocorreu conosco, sempre aconselho aos que querem fazer missões ou simplesmente tem “vontade”, a que se envolvam nas atividades de sua igreja em especial, as que acionam a evangelização, ensino, discipulado e visitação. Feito isto, o candidato ao campo missionário estará abafando a ansiedade e a tensão do pretenso envio.
Ao estar em contato com as atividades locais se adquire uma visão, que, com o passar do tempo se amplia para o contexto do reino do Eterno Deus, saindo das quatro paredes, falando e agindo em prol da salvação das almas perdidas. Faça missão e alegre o de Deus, até que seja enviado ao campo estadual, nacional ou transcultural.

Email: pr.paulomesquita@gmail.com


Fonte: jornal voz missionária
Postado em 26 de fevereiro de 2010

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More