quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

ARTIGO

O Vodu no Haiti

O vodu haitiano teve o seu início na ilha de Hispaniola, atualmente o território ocupado pelo Haiti e pela República Dominicana, que era uma colônia espanhola na época sendo mais tarde dominada pela França. Havendo a necessidade de mão-de-obra para as plantações, os africanos eram trazidos como escravos. Na ilha, a religião católica era obrigatória e como os escravos não queriam abandonar seus antigos costumes, terminaram por fundir elementos de sua religião tradicional com elementos do catolicismo romano, este processo sincrético é o que marca o vodu no Haiti.
No vodu haitiano, também se acredita que há um “deus” que é o criador de todas as coisas, sendo considerado frequentemente o mesmo da Igreja Católica. Este “deus”, na sua crença, está distante de sua criação e a ligação a ele só acontece por intermédio dos “espíritos”, chamados de loas ou lwas. Estes espíritos fazem parte da vida cotidiana das pessoas, sendo comum, geralmente, as famílias possuírem espíritos próprios que lhe dão proteção e conselho, cada pessoa também pode ter um espírito particular que lhe auxilia como guia espiritual.
Como na maioria das religiões, o vodu haitiano também possui templos, chamados honfour, e sacerdotes que dirigem o povo, estes últimos são conhecidos como houngans se forem homens, ou manbos se forem mulheres. O papel de um sacerdote vodu abrange entre outras coisas, o ofício de curandeiro, adivinho, orientador e exorcista.
As cerimônias vodu acontecem, geralmente, no período da noite e se iniciam com oferendas aos loas, visando invocá-los e lhes agradar, elas podem ser tanto de alimentos como de bebidas ou até mesmo animais. Após o período das ofertas, em meio a danças, os loas possuem os seus súditos e podem tanto aconselhar com repreender outras pessoas que estão no culto, é importante notar que as pessoas que ficam possessas neste cultos, perdem completamente a consciência e não se lembram de nada o que aconteceu durante esta parte do ritual.
A grande maioria dos haitianos é muito temerosa quanto ao vodu, possuem muito medo de feitiçarias ou de evocarem a ira de algum loa, por este motivo é muito difícil fazer um trabalho de evangelização no Haiti, as pessoas estão completamente presas às algemas do ocultismo. Desta forma, somente a oração da Igreja pode mudar esta situação, somente o clamor do povo de Deus pode penetrar na mais alta esfera da escuridão e fazer brilhar a eterna luz de Jesus Cristo.

Postado em 17 de fevereiro de 2010

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More