quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Risco de guerra entre Índia e Paquistão prejudica cristãos

A situação pode ficar ainda mais precária se os ataques continuarem
ÍNDIA
A base aérea da Índia foi atacada por forças afegãs, mas os membros do comando resistiram às forças de segurança do país. Ao mesmo tempo, o exército teve que combater um grupo que, aparentemente, era integrado por paquistaneses, que tentavam invadir o consulado. Os dois ataques aconteceram dez dias depois de uma visita do premiê indiano, Narendra Modi, ao Afeganistão, onde um atentado suicida perto do aeroporto de Cabul, no mesmo dia, destacou novamente a situação de insegurança no país.

 Os especialistas assinalaram o risco de uma guerra entre a Índia e o Paquistão através da ação dos talibãs. Em 25 de dezembro, os chefes de governo do Paquistão e da Índia se reuniram em Islamabad. Esta foi a primeira vez em 10 anos que um premier indiano viajou ao Paquistão. Desde a independência da Grã-Bretanha em 1947, Índia e Paquistão já travaram três guerras pelo controle da Caxemira, um território do Himalaia que ambos ocupam em parte e que reivindicam em sua totalidade. Um desses conflitos já custou a vida de cerca de 100 mil pessoas.

 Levando em conta que a situação para os cristãos na Índia já não é nada fácil, já que o governo tem negado emprego, educação e moradia para eles, alegando que entre os dalits não deve existir nenhum cristão, esses ataques só colaboram para uma condição de vida ainda mais precária. "A disposição do governo de beneficiar os hindus dalits, por um lado, e a recusa de auxílio para dalits cristãos e muçulmanos, por outro lado, é a violação de um direito fundamental de igualdade perante a lei garantida no âmbito da Constituição", conclui o líder cristão Kumar Swamy, secretário nacional do All India Christian Council. Ore pelos cristãos indianos para que tenham sua fé renovada nesse momento tão complicado que estão vivendo.

Postado 07 de janeiro de 2016

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More