sábado, 21 de julho de 2012

Interceda pelos ex-muçulmanos neste ramadã

Bangladesh


Cristãos de países muçulmanos têm cuidado ao praticar sua fé, e o cuidado aumenta durante o mês de ramadã. É um momento especial do ano, quando os muçulmanos jejuam do nascer ao pôr do sol


Em Bangladesh, a maioria dos restaurantes fecha durante o dia, em estrita observância à prática do ramadã. É o que conta Sarah, uma cristã de 34 anos que vive em Dacca, capital do país. Ela teve seu nome alterado para preservar sua identidade.

"Durante este mês, é ofensivo comer ou beber na frente de um muçulmano. Trabalhei certa vez em uma organização sem fins lucrativos, e meus colegas traziam comida de casa porque a lanchonete fechava durante o ramadã. Eles comiam escondido. Eu não fazia isso. Creio que se juntar aos muçulmanos em seu jejum mostra mais de Cristo para eles”, conta Sarah.

O ramadã celebra o momento na história do islamismo em que o profeta Maomé, aos 40 anos de idade, recebe uma série de mensagens por intermédio do anjo Gabriel, durante um mês. Essas revelações, mais tarde, originaram o Alcorão, o livro mais sagrado do islamismo.

"Os muçulmanos tratam o ramadã com reverência", compartilha Sarah, "e eles tendem a ser mais sérios e sensíveis quanto às crenças e práticas islâmicas. Assim, durante o ramadã, nós [cristãos] precisamos ter mais cuidado ao realizar atividades em nossa igreja, especialmente ao fazer seminários, treinamentos e outras atividades".

Os ex-muçulmanos em Bangladesh são especialmente cauteloso durante o ramadã. Considerados apóstatas, os ex-muçulmanos são frequentemente expulsos de suas comunidades, renegados e desprezados por suas famílias, e até mesmo ameaçado de morte.

Cinco por cento do de 1,36 milhão de cristãos bengaleses são ex-muçulmanos. Eles são legalmente livres para praticar sua fé, mas devem fazê-lo com sensibilidade à comunidade muçulmana.

Motivos de oração:


Peça a proteção do Senhor sobre nossos irmãos em Bangladesh, especialmente os ex-muçulmanos.
Clame por sabedoria e discernimento para os cristãos se relacionarem com os muçulmanos durante o ramadã.
Interceda pelos projetos da Portas Abertas em Bangladesh que apoiam ex-muçulmanos.


Fonte:http://www.portasabertas.org.br/
Postado em 21 de julho de 2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More