sábado, 21 de julho de 2012

Curiosidades


Orar com o dedo indicador levantado


Os muçulmanos costumam orar com o dedo indicador levantado, esse gesto representa para o eles o monoteísmo (Tauhid em árabe), ou seja, que existe apenas um Deus ao qual devem submissão. Essa diretriz foi dada pelo profeta Maomé e está descrita nas Sunnas (ditos do profeta), documento sagrado para os muçulmanos sunitas, ou seja, essa prática não é comum entre os xiitas.

O Véu


O Islã não inventou a utilização do véu, simplesmente o endossou. O uso do véu já existia na tradição judaico-cristã. O Islã considera o uso do véu um sinal de fé, modéstia e castidade que serve para proteger a mulher muçulmana de qualquer tipo de assédio.

“Ó Profeta, dize a tuas esposas, tuas filhas e às mulheres dos crentes que (quando saírem) se cubram com as suas mantas; isso é mais conveniente, para que distingam das demais e não sejam molestadas; ...”(Alcorão 33:59)

A Burca


A burca é uma vestimenta islâmica que cobre todo o corpo da mulher, é muito utilizada no Afeganistão e no Paquistão e em outros países e regiões onde o extremismo islâmico é predominante.

O Xador


O Xador (“tenda” em persa) é uma vestimenta persa antiga e que foi adotado pelo islamismo xiita para obedecer ao Hijab (código de vestimenta do Islã), seu uso é muito comum no Irã. Essa vestimenta cobre todo o corpo da mulher, com exceção do rosto, sua cor costuma ser preta, mas pode ser confeccionada em outras cores.

O Niqab


O Niqab (“máscara” em árabe) é um véu que cobre o rosto da mulher revelando apenas seus olhos, seu uso é muito comum na Arábia Saudita e é recomendado por diversos grupos sunitas e xiitas. O Niqab é utilizado também como parte da burca.

Tarha e Abaya


As mulheres mulçumanas acima da idade de puberdade aparecendo em público cobrem seus cabelos com um lenço preto chamado tarha. Do pescoço ao tornozelo elas usam uma vestimenta externa de seda ou sintética chamada de abaya. Algumas lojas vendem abayas que cintilam com diamantes de estilistas e linhas pratas, mas o objetivo inevitável é ocultar completamente o corpo da mulher dos pés à cabeça.

A Lâmpada como símbolo*


O Islamismo acredita que o Corão seja a autoridade final e a última revelação de Alá

O Corão ou Alcorão identifica Mohamed como uma lâmpada luminosa:

Ó profeta, em verdade, enviamos-te como testemunha, alvissareiro e admoestador! E, como convocador (dos humanos) a Deus, com Sua anuência, e como uma lâmpada luminosa. S. 33:45-46

A tradição Muçulmana toma essa frase e a carrega consigo, indo tão longe ao ponto de sugerir que a luz de Mohamed foi uma das primeiras coisas criadas e que também ele literalmente emitiu luz. (*extraído da tradução de "The Deification of Muhammad" - original)


Fonte:http://www.portasabertas.org.br/
Postado em 21 de julho de 2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More