quinta-feira, 19 de julho de 2012

Levando sorrisos às crianças de Aleppo

SÍRIA


Risos e música: é e o que você escuta ao passar por uma das igrejas de Aleppo, a maior cidade da Síria. Esses sons parecem não combinar com a atual situação do país. Enquanto uma guerra civil divide a nação, as crianças cantam na igreja

Em meio a todas as dificuldades, os cristãos desta igreja em Aleppo tentar dar às crianças um momento especial durante verão [no hemisfério sul, o verão acontece entre os meses de junho-setembro].

A igreja e o nome de seu pastor não foram revelados por questões de segurança.

“Apesar de todos os desafios, estamos tentando organizar eventos semanais", o pastor conta a um colaborador da Portas Abertas. As crianças passam um dia por semana na igreja, durante seis semanas. "Durante o dia todo elas comem, brincam, fazem trabalhos manuais, oram e se divertem dentro da igreja."

"Não é fácil", o pastor admite, "mas estamos dando o nosso melhor para ajudar as famílias a levar os filhos à igreja, e pelo menos ensinar-lhes algo e fazer algo por eles. Esperamos que Deus proteja essas atividades. É muita responsabilidade, e corremos riscos também. Mas vamos fazer o nosso melhor".

O pastor diz que as pessoas da igreja sabem que há sempre o risco de uma bomba explodir, ou de ladrões e sequestradores aproveitarem a oportunidade. Apesar de tudo isso, eles estão tentando dar às crianças o melhor verão de sua vida, com a ajuda da Portas Abertas e seus mantenedores.

Você pode ajudar iniciativas como essa acessando nosso catálogo.

Com a ajuda da Portas Abertas a igreja também está apoiando um pequeno grupo de refugiados vindo de Homs, e também algumas famílias carentes da cidade.

"Ainda há necessidades – na verdade, ela está cada vez maior –, mas estamos tentando fazendo nosso melhor para ajudá-los. Agradeço muito o apoio que nos dão financeiramente e através da oração", conclui o pastor.

De tanque cheio, mas sem poder sair

O pastor descreve a situação atual de segurança na cidade como "não boa".

"Infelizmente não há mais segurança, e não sabemos o que vai acontecer. Na semana passada, uma bomba explodiu num lugar a dez minutos da igreja. Graças a Deus não aconteceu nada conosco, mas isso afeta o a presença das pessoas no culto do domingo. Se algo acontecer às sextas-feiras ou sábados, no domingo, menos pessoas vêm para o culto.”

Mas não é só as bombas que assustam os cristãos em Aleppo. "Gangues, sequestradores e assaltantes estão por toda parte. Somos muito cautelosos.”

O pastor afirma que os problemas econômicos são maiores agora. "Há escassez de pão e tudo está muito, muito caro. Na verdade, o povo é o único que está sofrendo."

Para continuar dirigindo na Síria – andar de carro é a maneira mais fácil, confortável e segura – é preciso gastar mais dinheiro do que antes. O preço subiu, e há falta de combustível há algumas semanas.

Porém, mesmo com o tanque cheio, não é possível rodar muito. O pastor conta: “Desde janeiro não consegui dirigir por 15 minutos, indo além da igreja. Não é seguro. Em outras palavras, vivemos em uma prisão. Mas esperamos e oramos por dias melhores”.

Motivos de oração

Agradeça a Deus pelas atividades direcionadas às crianças, e que seja um tempo bem agradável para elas.
Interceda pelo trabalho realizado com os refugiados de Homs.
Ore por uma solução para os conflitos na Síria.
Interceda pelos pastores em Aleppo. Que eles recebam de Deus um direcionamento sobre como agir na atual situação.

Fonte:http://www.portasabertas.org.br/
Postado em 19 de julho de 2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More