terça-feira, 26 de junho de 2012

NIGÉRIA: Boko Haram - A seita por trás dos ataques

NIGÉRIA


Apesar de suas atividades recentes têm sido mais violentos e mais freqüentes, seita islâmica, Boko Haram tem lançado ataques contra os cristãos, igrejas e instituições federais no Norte e Nigéria central desde 2003. Aqui, CSW dá-lhe uma visão sobre o grupo por trás dos ataques.
O que Boko Haram significa?

Embora seja geralmente traduzida como "educação ocidental é pecaminosa", Boko Haram significa literalmente "proibido livro" ..
O que faz o grupo acreditar e quais são seus objetivos?

O grupo surgiu em 2002. Inicialmente chamava-se Al Sunna Wal Jamma e naquela época foi apelidado de "o Taleban" ou "Yusufiyya" depois de seu fundador e líder, Mohammed Yusuf, que denominou-se sobre o mulá Omar. Mohammed Yusuf acredita o Islã havia sido corrompido pela ocidentalização e tudo o que ele trouxe, especialmente a educação eo cristianismo, e rejeitou a legitimidade do Estado e dos muçulmanos governantes tradicionais - um sentimento ecoado na demissão de desprezo do atual Boko Haram da autoridade do sultão de Sokoto.

O grupo procurou a destruição da federal da Nigéria e sua substituição por um Estado governado por Shari'a uma ortodoxia definida por Mohammed Yusuf. Os objetivos da ideologia Boko Haram eram para ser feito usando a violência. Em 2003, começou uma revolta breve no Estado Yobe, declarando a jihad contra os cristãos eo governo nigeriano. Em 2004, ele assassinou mais de doze cristãos no Estado de Borno. Em 2009, ele matou três pastores, incendiaram mais de vinte igrejas, destruíram Christian empresas de propriedade e usados ​​mais de 100 cristãos como escudos humanos em sua sede Maiduguri, decapitando os homens que se recusavam a converter.
Será que todos os membros do grupo querem empregar tais táticas violentas?

Durante 2011, Boko Haram supostamente sofreu cismas. Uma facção é alegadamente mais moderado, buscando acabar com a violência, outra supostamente procura dividendos da paz semelhantes aos recebidos por militantes do Delta do Níger. A maioria de linha-dura membros rejeitam negociações, e continuar a procurar implementar Yusufiyya de estilo Sharia em todo o país. Um outro grupo surgiu, repudiado pelo Haram originalmente Boko se verdadeiramente ou falsamente, que seqüestra e mata reféns ocidentais, afirmando ser Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI).
Por que o grupo surgir?

Há uma escola de pensamento que acredita que o surgimento de Boko Haram é largamente atribuível à pobreza no norte da Nigéria e uma reação à corrupção endêmica. Outros afirmam Boko Haram surgiu a partir de injustiças sofridas pelo norte ou mesmo pelo próprio grupo, com sua encarnação recente e mais violenta que está sendo descrito como uma tentativa de restituição para o assassinato de seu líder. No entanto, enquanto Boko Haram atualmente podem estar a tentar posicionar-se como o campeão dos oprimidos norte underclass muçulmano, suas origens se encontram em outros lugares, e definindo-o como tendo nascido de raiva contra a corrupção ea injustiça é para dignificar um grupo violento, com credibilidade demais .
Como a violência no norte da Nigéria diferem de violência no resto do país?

A diferença, no norte é que a religião está inextricavelmente entrelaçada no tecido político, social e étnica, muitas vezes com a extensão da segregação espacial. O gatilho visível da violência não pode ser de natureza religiosa, no entanto, se denominou política, étnica, pastor agricultor ou colono indígena, estas são muitas vezes questões de transporte e violência inevitavelmente se desdobra em linhas religiosas. Assim, após um surto de violência, as igrejas são rapidamente alvo e as pessoas muitas vezes são feitas suas crenças religiosas e tratado como tal.
Eu quero ...
Orar

Junte-se 30 dias de oração para Nigéria

CSW lança 30 dias de oração para a Nigéria e exorta os cristãos ao redor do mundo para mostrar seu apoio. Você pode participar juntando grupo CSW no Facebook.

Por favor, orem:

• Para todos aqueles que perderam entes queridos, pedindo a Deus para confortar e mantê-las, sustentá-los com a Sua paz.
• Para um fim ao ciclo de violência retaliatória, e que as forças de segurança seriam capazes de acalmar situações de uso da força mínima.
• Ore fervorosamente para cada ataque planejado contra igrejas ou instalações governamentais a falhar, e atacantes para ser apreendido.
• Peça a Deus para mover-se em poder de expor planos de Boko Haram, sócios, patrocinadores e apoiadores e pôr fim a todos os aspectos da violência perpetrada pelo grupo.
• Que, independentemente do seu credo, os nigerianos se uniriam contra Boko Haram.
• Para a restauração urgente da paz e da verdadeira reconciliação entre as comunidades religiosas em Kaduna.
Fornecer

Compre um presente Liberdade para que CSW pode fazer uma emergência visita à Nigéria para reunir provas, apoiar as vítimas da recente violência e em solidariedade com as comunidades locais. Nós só precisamos de 100 pessoas para fazer um presente para tornar isso possível!

Saiba mais

Visite a página do país Nigéria

Tradução Mariano Siqueira


Fonte:http://www.csw.org.uk/home.htm
Postado em 26 de junho de 2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More