quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Para atrair adolescentes, Bíblias 'mudam o visual'



Bíblia FaithGirlz! é a grande novidade para as meninas



Cada vez mais, editoras lançam exemplares ultramodernos para chamar a atenção da garotada

O livro mais vendido do mundo, a Bíblia Sagrada, é também o que mais passou por reformulações para se adequar aos diferentes modos de pensamento e cultura. Ao longo do tempo, ela ganhou novos designers, cores e uma linguagem específica. Tudo para atrair o maior número de leitores.

E a estratégia parece estar dando certo. Para o comércio, a Bíblia virou um objeto de lucro. E para não ficar atrás de outras obras imponentes do mundo da Literatura, o Livro Sagrado foi ‘vestido’ com capas modernas repletas de cores. O alvo são os jovens e os adolescentes. Cada dia mais as grandes editoras lançam exemplares voltados para estas faixas etárias.

Uma delas chama a atenção pelo espaço que ganhou nos veículos de comunicação do País. A Bíblia FaithGirlz! (Bíblia das Garotas de Fé) foi apresentada ao mercado gospel em outubro deste ano, mas já virou febre entre a meninada. A repercussão foi tamanha que a revista Atrevida e o jornal Folha de S. Paulo – um dos mais conceituados do Brasil – produziram matérias sobre o livro.

Mas, o que de especial tem esta Bíblia que gerou uma excelente aceitação entre adolescentes e pré-adolescentes em um curto espaço de tempo? Segundo a editora Mundo Cristão, a responsável pelo lançamento, o exemplar possui uma linguagem exclusivamente voltada para meninas de 10 a 18 anos. Nela, estudiosos deixaram registrados temas de interesse delas, sob análise psicológica e espiritual.

A FaithGirlz! trata ainda problemas típicos desta idade e revela a Palavra de Deus de maneira atraente aos olhos e ao coração. Exatamente o que estas garotas esperam, conforme entendimento da editora. A Bíblia é apresentada em três modelos diferentes de capa, os textos bíblicos aparecem em duas cores, aliadas a um design gráfico considerado ultramoderno. A linguagem está na Nova Versão Internacional (NVI).

Na matéria publicada pela Folha de S. Paulo, a estudante de jornalismo Lara Morais fez uma análise no conteúdo da Bíblia das Garotas de Fé e a recomendou aos seus leitores. A aluna opina quanto ao formato do livro: “Não é nada convencional”. Para ela, a divisão dos capítulos é “bem interessante para o que se deve ler quando a pessoa se sente triste, apaixonada, angustiada ou quer saber sobre a vida após a morte”.
Postado em 18 de novembro de 2009.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More