quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Mais da metade dos brasileiros aprova Lei da Homofobia, revela enquete. Vote agora





Pesquisa de opinião ficará aberta este mês no site do Senado Federal

Até as 16h45 deste domingo, o projeto de lei da Câmara (PLC 122/2006), que pune a discriminação contra homossexuais, estaria aprovado por 52% da população brasileira. É o que revela uma enquete que ficará disponível no site do Senado Federal durante todo o mês de novembro. Isso mostra que mais da metade dos que acessaram o portal concordam com a ideia de que o preconceito contra gays seria um crime passível de reclusão.

Mais de 80 mil votos já foram computados desde que a pesquisa de opinião foi aberta pela Agência Senado. Qualquer pessoa está apta a escolher uma das duas opções que aparecem logo após a seguinte pergunta: “Você é a favor da aprovação do projeto de lei (PLC 122/2006) que pune a discriminação contra homossexuais? Sim ou não”. A enquete está inserida na página da Secretaria de Pesquisa e Opinião Pública do Senado Federal.

Vote agora e mude estes números. Clique aqui.

Na última semana, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou a matéria, de autoria da então deputada Iara Bernardi. As comissões de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) ainda devem apreciar o texto do projeto antes de seguir para votação em Plenário.

Na avaliação de políticos, o projeto é polêmico e o resultado parcial desta pesquisa mostra o quanto os brasileiros estão divididos com relação a este assunto. Afinal de contas, são 52% que dizem concordar com a aprovação do PLC 122/06 e 48% que não aceitam a criação de uma lei que criminaliza a discriminação por orientação sexual.

Você pode mandar mensagens diretamente aos senadores; aproveite

Além de votar, os senadores abriram um canal interativo no portal onde recebem as mensagens da população. Seria neste espaço que os evangélicos e os que são contra a aprovação desta lei poderiam solicitar aos senadores, por meio de argumentos, para que não fossem adiante com o projeto.

Evangélicos

Há informações da imprensa nacional de que a banca de senadores evangélicos tenta impedir que o projeto seja aprovado pelos colegas sob o principal argumento de que a emenda fere o direito à liberdade religiosa e à opinião. Como a matéria passou pelos parlamentares, em 2006, desde aquele período tramita no Senado Federal.

No entendimento da relatora Fátima Cleide (PT-RO), “a incitação ao preconceito; o impedimento de acesso ao mercado de trabalho; a restrição a manifestações de afeto em locais públicos; a recusa de hospedagem; ou a demissão motivada por homofobia podem ser punidas com penas que vão de um a cinco anos de reclusão”.

Maceió

O prefeito Cícero Almeida já criou uma lei municipal onde trata com rigor os casos em que os homossexuais são alvo de preconceito em estabelecimentos comerciais. Portanto, quem discriminar um deles poderá ser preso e pagar multa.




Postado em 18 de novembro de 2009.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More