terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Palavra do Presidente: Ano Velho e o Ano Novo

 
 Baseado nas Sagradas Escrituras, o ministro apresenta lições de gratidão a Deus e fé nas promessas


Meus irmãos,

 A paz do Senhor.

 Li certa vez que o missionário Hudson Taylor, aquele que fundou a Missão do Interior da China, um britânico que dedicou 51 anos de sua vida a evangelização daquele país, nascido em 21 de maio de 1832 e falecido aos 3 de junho de 1905, sempre que se mudava para as várias vilas, cidades e povoados daquele país levava sempre consigo dois quadros que sempre colocava juntos na parede frontal da casa, que tinham as seguintes palavras: “EBENEZER” e “JEOVÁ JIRÊ” duas palavras da Bíblia hebraica que significam: “Até aqui nos ajudou o Senhor” e a segunda “Deus proverá”.

 Em primeiro lugar, falemos sobre o primeiro quadro da casa Hudson Taylor: Ebenezer

 Findo este ano nebuloso de 2016, com tantas lutas e dificuldades, crise financeira, incompreensões, injúrias, calúnias, enfermidades, etc que, cada um de nós tenha passado, mesmo assim, se dermos uma olhada para traz, veremos que a ajuda do Senhor não faltou e que as vitórias foram maiores do que as lutas. Quando Samuel o santo profeta, ergueu uma pedra e a pôs sobre Mispa e Sem e chamou-a Ebenezer, ele estava saindo de uma luta com os incircuncisos filisteus, uma luta injusta pois Samuel não os provocara, Samuel estava ministrando a Palavra de Deus para os israelitas e levando o povo ao arrependimento e quebrantamento diante de Deus 1 Sm 7.3-6, somente isto e nada mais, mas esta ação de Samuel incomodou o inferno que gostaria que o povo de Israel continuasse descomprometido com Deus como no tempo de Hofni e Finéias, que eram os sacerdotes no Tabernáculo de Deus, mas não conheciam ao Senhor e eram filhos de Belial: A palavra "conhecer" no hebraico é YADHA e significa ter um relacionamento, intimidade com alguém, no caso eles não tinham nenhum relacionamento com Deus. Veja o procedimento deles em 1 Sm 2.12-17 e 22 e o mau exemplo deles incentivava o povo a pecar igual a eles. Ver 1 Sm 2.23 e 24. Quando Samuel levou o povo a Deus e a santificação em Mispa, diz-nos o Texto Sagrado: Ouvindo pois os filisteus que os filhos de Israel estavam congregados em Mispa (ouvindo a Palavra de Deus, orando e jejuando) subiram os maiorais dos filisteus contra Israel! 1 Sm 7.1

 É verdade, os maiorais dos filisteus não querem a santificação do povo e lutam contra os que querem. Mas Samuel usou uma arma diferente da deles: “Ofereceu um holocausto ao Senhor” 1 Sm 7.9 e Deus em sua simplicidade usou simples gotas de uma trovoada e resolveu o problema. 1 Sm 7.10 foi então que “Samuel levantou uma pedra (Pedra nas Escrituras representa Cristo. Ver 1 Co 10.4) e chamou o seu nome Ebenezer e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Sm 7.12. Não desanime, o Deus de Samuel é o seu Deus e veja o quanto Ele lhe ajudou durante todo este ano que finda. Na guerra civil Americana, Abraão Lincoln pediu as orações a um grupo de cristãos; um atrevido que não simpatizava com ele, gritou do meio da multidão: “Presidente, o senhor tem certeza que Deus estar do seu lado?”. Serenamente Lincoln respondeu: “O importante não é saber se Deus estar do nosso lado, mas se nós estamos do lado de Deus.”

 Falemos agora sobre o segundo quadro da casa de Hudson Taylor. “DEUS PROVERÁ.” Este era baseado na experiência de Abraão quando levou seu filho Isaque ao sacrifício. Ele tinha promessa de Deus de que Isaque seria o continuador das promessas. E agora como conciliar a fé nas promessas e o fato de não ver uma saída. Quando Isaque diz: “Eis aqui o fogo e a lenha mas onde está o cordeiro para o holocausto? Abraão (com a fé de uma criança) respondeu: Deus proverá” Gn 22.7,8. Possivelmente você não esteja vendo nada, nenhuma perspectiva boa para o ano que vem, mas você deve afixar, se não na parede de sua casa, mas na parede do seu coração a placa: Deus proverá. Ele cuidou de você até hoje. Policarpo, bispo de Esmirna, discípulo do apóstolo João, era crente desde menino e ao ser interrogado pelo proconsul romano se negaria ou não a Cristo, disse: “Há 86 anos sirvo ao meu Senhor e Ele só me tem feito o bem.” Quantos anos você tem? Veja que Ele tudo proveu para você até hoje, em 2017 não será diferente, Ele proverá, o cordeiro está escondido no mato, sem berrar, na hora certa ele vai aparecer, o Senhor vai suprir todas as suas necessidades, espirituais e materiais assim como cuidou de Hudson Taylor durante 51 anos no hostil país chamado China.

 Soli Dei Gloria

 Rev. José Orisvaldo Nunes de Lima Presidente



Postado: 27 de dezembro de 2016

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More