sábado, 23 de setembro de 2017

Treinamento ministerial holístico no Camarões






Peacemakers inesperados

 Quando uma igreja local está fortemente dividida, o caminho para restaurar a unidade é muitas vezes longo e tedioso. Mas, para uma pequena cidade no nordeste dos Camarões, esse processo de cura teve um giro inesperado quando a chegada de um novo grupo surpreendente cortou a tensão. O que foi surpreendente sobre esse grupo de pacificadores? Bem, para começar, eles são porcos.

 "Antes de me mudar para cá em 2014, era realmente difícil para as diferentes igrejas se juntarem", explica Ferdinand, um dos pastores locais. "Mesmo pastores de diferentes igrejas se evitavam. A igreja estava passando por um sério problema denominacional ".

 Algum fundo importante

 Os cristãos nos Camarões são a religião minoritária em um país dominado pelos muçulmanos. Como os muçulmanos dominam o mercado econômico, os cristãos lutam para ter sucesso financeiro. Alguns até se convertem ao Islã para avançar.

 Em 2014, a Open Doors iniciou treinamento ministerial holístico com pastores na área. Pastor Ferdinand e cerca de quarenta outros participaram da primeira fase, explorando uma visão de mundo cristã sobre economia. Alguns meses depois, em 2015, o grupo voltou a se reunir e os participantes foram encorajados a criar projetos econômicos concretos que encorajaram diferentes igrejas a trabalharem juntas.

 Foi aí que os porcos entraram.

 Uma fazenda de porcos que simbolizava a esperança

 Com o apoio de Open Doors, as igrejas conseguiram criar três micro projetos no início de 2016. Seis comunidades igrejas diferentes, incluindo o Pastor Ferdinand, decidiram iniciar uma fazenda de porcos. Seu projeto começou com quatro porcos - um número que logo dobrou, depois dobrou e depois duplicou novamente.

 "Isto é apenas o começo. Este primeiro ano é para o investimento ", diz Salomon, um dos principais cuidadores da porção. "Embora seja principalmente eu quem cuida dos animais, irmãos das outras igrejas participantes se revezam para trabalhar aqui durante os horários designados na semana".

 Salomon, como Pastor Ferdinand, está convencido de que o projeto dará frutos. Eles já vêem as primeiras melhorias. Uma delas é a unidade e o calor que existe hoje entre os cristãos das seis igrejas diferentes que trabalham juntas neste projeto. "Nós não só nos reunimos durante os ensinamentos que recebemos de Open Doors. Chegamos a um ponto em que trabalhamos e até mesmo rezamos enquanto fazemos os diferentes projetos que começamos ".

 Nem todos esses empreendimentos de negócios foram imediatamente bem sucedidos, mas a semente econômica semeada nesta região está começando a crescer. Bertrand, um cristão de uma das igrejas locais, iniciou uma versão em miniatura da certidão conjunta ao lado de sua casa. Dois outros grupos decidiram iniciar seus próprios projetos individuais também.

 "Muitos mais cristãos abriram lojas e boutiques no mercado; algo que muitos nunca teria ousado no passado ", disse o pastor Ferdinand. "Outros irmãos estão abrindo fazendas comunitárias onde cultivam milho, feijão, etc. A influência é realmente grande. Mesmo as mães se juntaram. Além das fazendas individuais que começaram, eles também estão se agrupando para ter fazendas comunitárias

 ". Open Doors está financiando esforços similares em todo o país dos Camarões. Em uma pequena cidade da Província do Norte, há ainda outro grupo de igrejas que criou um projeto comunitário. Membros de diferentes igrejas trabalham juntos em dois hectares de terra, cultivando soja. As culturas estão perto da maturidade, e uma vez colhidas, este grupo pretende fazê-lo novamente. O grupo então quer usar o excedente de dinheiro para apoiar membros individuais para iniciar suas próprias fazendas.

Bele, o líder do grupo, se maravilha com as perspectivas que poderiam surgir enquanto mostravam seus visitantes ao redor da fazenda. "No futuro próximo, cada membro do grupo poderia se tornar um líder de um novo grupo. Eles já têm a experiência: como realizamos reuniões, como iniciamos o projeto e como avançamos. E é realmente maravilhoso que o grupo contenha irmãos de diferentes comunidades da igreja ".

 A tarefa de ajudar as igrejas locais a crescerem economicamente, bem como espiritualmente, foi um passo ascendente. No entanto, ao longo do tempo, houve uma mudança na percepção nas igrejas. Um crescente número de líderes locais da igreja abraçam a idéia de ministério holístico. Muitos testemunharam pessoalmente sobre como o treinamento que eles receberam de Open Doors abriu os olhos para as pressões que eles e seus membros da igreja enfrentam.

 "Como podemos cuidar das viúvas e dos órfãos se não somos fortes todo?", Perguntou um deles.

 "Nós entendemos agora", confiou outro ", que devemos ganhar nosso próprio dinheiro como o apóstolo Paulo fez. Embora estivesse ocupado com assuntos espirituais, ele abriu espaço para projetos econômicos ".

 Projetos como estes são o que suas generosas doações para Open Doors se dirigem. Se você sentir Deus, alertando você para ajudar a unificar e apoiar financeiramente a igreja nos Camarões, você pode doar aqui.





Postado: 23 de setembro de 2017

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More