sábado, 23 de setembro de 2017

"Estado islâmico foi um alerta" no Iraque

 

 

* imagem representativa usada

 Fé - Essa é a palavra-chave quando se considera o futuro da igreja no Iraque. "O futuro da igreja é escuro ou nublado, como eu disse. Mas nós, como cristãos, devemos viver pela fé. A fé é sobre algo que você não pode ver; É a fé que Deus tem um plano e um futuro para a igreja no Iraque ", diz Shlama *, diretor da nossa organização parceira no Iraque.

 Ao falar com ela sobre a igreja em seu país, a fé desempenha um papel central. Mas quando, em 2014, o ISIS estava em ascensão e assumiu Mosul e a Planície de Nínive, deslocando quase todos os cristãos que moravam lá, não duvidava naquele momento sobre o futuro da igreja?

 Chamada de despertar

 "Não, não duvido", diz Shlama. "Quando você olha para a história da igreja no Iraque, você sabe que os períodos de perseguição vão e vêm. De vez em quando, tivemos perseguições e tivemos momentos de renovação na igreja. Para a igreja, o Estado islâmico foi um alerta para a fé. Muitos começaram a pensar novamente sobre o significado de ser cristão. Ser cristão não significa uma vida fácil. Jesus não nos prometeu uma vida fácil, Ele prometeu estar conosco. É o que a igreja acredita ".

 Shlama continua: "Vejo muitas coisas encorajadoras acontecendo. Ouvi pessoas de diferentes igrejas dizendo que querem ficar no país e chegar aos muçulmanos. Eles até disseram que acreditam que a igreja do futuro será uma igreja de origem muçulmana. Isso é realmente uma revolução. Mesmo que eles não possam fazer muito com essas pessoas de origem muçulmana, elas as aceitam e elas vêem isso como o futuro ".

 aumento da graça e da misericórdia

 Ela pensa por um momento e diz: "Você sabe, os tempos de perseguição sempre significam tempos de aumento da graça e da misericórdia de Deus. Lembro-me quando tive uma conversa sobre perseguição. Falamos sobre esse texto de quando você é fraco, você é forte. Quando você é perseguido, você vê que não é você quem é forte, mas Ele que está com você ".

 Shlama descreve o que ela vê acontecendo: "Há uma tendência de igrejas tradicionais em declínio em números por causa da emigração. Do outro lado, você vê a igreja dos crentes de um fundo muçulmano crescendo. Mas essa igreja é muito nova, como um bebê. Você ainda não pode chamá-lo de igreja ainda. Eu vejo essa vez como um horário aberto, uma abertura que nos foi dada. Eu acredito que há períodos na história quando Deus se lembra de uma nação, quando Ele lhes dá chances. Devemos usar esse tempo, pode não vir novamente. Sim, há muita perseguição, mas também há muito trabalho a fazer. É bom que você perceba isso, caso contrário, não seria possível trabalhar nisso. "

 Olhando para trás nos últimos três anos ela continua: "Foi encorajador ver como a igreja está chegando ao seu povo, como as igrejas desempenham um papel importante em pé com as pessoas. Isso me encoraja a ajudá-los ainda mais. Os sacerdotes ficaram com as pessoas que fugiram das aldeias na planície de Nínive, mantinham contato e foram de visita de tenda para tenda, depois de casa para casa. É assim que o ministério da presença parece. Parece que Jesus está com seu povo. Teria sido difícil para a minha organização se a igreja não tivesse feito isso. Juntos ficamos como um com as pessoas. Isso é muito encorajador ".

 Os cristãos querem ficar

 O futuro da igreja seria diferente dependendo da região no Iraque? "Eu não sei. Você vê como a igreja tem um momento difícil em Bagdá. Quando as pessoas deixam suas casas, elas nunca sabem se voltarão. Mas ainda assim, os cristãos em Bagdá querem ficar e chegar às pessoas em sua cidade. Isso traz esperança. "

 "Ouvi falar de um dos pais com quem trabalhamos, padre Martin. Esta semana houve uma enorme explosão de bomba em uma loja de sorvete em Bagdá. O padre Martin foi com toda a congregação para orar naquele lugar para lembrar as vítimas da explosão da bomba. Você vê como eles confiam neste jovem sacerdote, como eles vão com ele para um lugar que eles conhecem é perigoso. Todas essas pessoas sabem o quão perigoso é esse evento, mas eles foram com ele. Isso é muito motivador. Ao ouvir coisas assim, recebo minha energia, meu poder. Isso me motiva a fazer o meu melhor para apoiá-los ".

incentivar e construir a igreja

 Quando perguntado sobre o papel que sua organização desempenhou no apoio à igreja, ela diz: "Queremos apoiar, encorajar. Queremos ser o ouvido e a voz para a igreja. Não existimos para construir nossa organização, mas para construir a igreja. Esse é o nosso papel. Um padre me disse: "A igreja é como um pássaro com uma asa quebrada. Você era a mão para segurar a asa quebrada. "Esse é o papel que jogamos. É muito importante continuar fazendo isso. Pense em Moisés que teve a ajuda de Kaleb e Joshua para manter os braços erguidos. Nós mantemos as mãos da igreja até os problemas passarem. Nós não somos a mão, estamos apoiando a mão ".

 Quanto à diminuição do número de cristãos no Iraque, ela tem esperança. "Estamos ouvindo que as pessoas estão voltando para o nosso país. Creio que, se houver alguma esperança de que haja paz no Iraque, as pessoas retornarão dos países vizinhos. Ouvi falar de famílias da Alemanha, Suécia e França que retornaram. Então espero que aqueles que estão agora na Turquia e na Jordânia retornem. Aqueles que emigraram vêem que o Ocidente mudou, que não é como antes. Quando há segurança e segurança, eles podem retornar ".

 muçulmanos chegando a cristo

 Uma das tendências no Oriente Médio é uma igreja crescente de crentes de um fundo muçulmano. A mudança de religião no Iraque não é permitida por lei. "Eu acredito no sobrenatural, Deus é sobrenatural. Os corações dos reis e dos líderes estão em Sua mão, Ele pode mudá-los, e ele pode mudar as leis. Está sob Seu controle. Para tudo, há um tempo. Mas é bom ver as pessoas dando suas vidas e corações a Jesus. É importante que as pessoas conheçam Jesus. Também pode acontecer que, à medida que esse grupo cresce, eles ganham mais poder. Quando um grupo maior quer algo, eles vão ouvi-los. Mas acredito que esta nova igreja, no início, será uma igreja subterrânea ".

 Mesmo sendo subterrâneo não é uma coisa ruim, como ela sabe por experiência própria. "Deus tem atenção para a igreja subterrânea. Eu vi quão fortes igrejas subterrâneas podem ser quando tivemos isso no Curdistão há cerca de 20 anos. Aquela igreja estava crescendo, era forte. Quando surgiu mais liberdade, começaram os problemas internos. Agora você vê que a igreja subterrânea em Bagdá está crescendo ".

 Para a nossa organização parceira, há apenas uma igreja no Iraque, como se houvesse apenas uma igreja em todo o mundo. "Nós podemos ter muitas igrejas no Ocidente e no Iraque, mas devemos nos concentrar em apenas uma coisa - nossa fé em Jesus. Quando nos concentramos nisso, podemos fazer milagres. Mesmo uma pequena fé pode mudar muitas coisas, pode mudar o mundo ".

 * Nomes alterados por motivos de segurança



Postado: 23 de setembro de 2017

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More