domingo, 13 de setembro de 2015

Liberdade religiosa é motivo de intensos conflitos no Sudão

 
 Enquanto o governo segue a Sharia, o povo luta para ter autonomia em suas decisões

 Sudão
É de conhecimento internacional que faz parte da história do Sudão os conflitos armados dentro de suas fronteiras. A religião tem desempenhado um papel importante nesses conflitos. A região norte é dominada por tribos árabes muçulmanas e a região sul tem sido dominada pelos povos africanos, principalmente cristãos e animistas.

 Logo após a independência do domínio colonial, em 1956, as políticas de arabização e islamização do governo norte, tornaram o clima tenso entre norte e sul. Quando o governo implementou a sharia (conjunto de leis islâmicas), em 1983, ele ascendeu em grande escala a guerra civil brutal, que durou mais de 20 anos. Em 2005, quando a guerra chegou ao fim com a assinatura do Acordo de Paz Global (CPA - Comprehensive Peace Agreement), um conjunto de protocolos que previam um roteiro para a paz incluíam decisões sobre questões como governança e de partilha de produção-receita. Uma faceta importante do CPA foi o fato de que ele permitiu um referendo sobre a secessão do sul.

 No entanto, faltava clareza sobre o futuro das três áreas de fronteira (Nuba, Abyei e Nilo Azul), que têm grande importância estratégica, econômica e geográfica, e também grandes reservas de petróleo. Embora estas áreas tivessem lutado pela independência ao lado do sul, apenas o CPA ofereceu um "processo de consulta popular", para eles, porém, muito mal definido.

 A tensão imediatamente passou a existir entre o governo e os cidadãos das montanhas de Nuba, porque o governo manteve-se dedicado à sharia e constantemente frustrando o processo político pelo qual o povo de Nuba poderia ganhar maior autonomia. Em junho desse ano, o acordo foi quebrado completamente e o Exército de Libertação do Norte (SPLA-N), exército rebelde do povo do Sudão, entrou numa batalha por maior autonomia e, em grande medida, pela liberdade religiosa. O governo sudanês, por sua vez começou uma campanha brutal para reprimir a rebelião.

 Como?

 Em julho de 2015 The New York Times "Nicholas Krystof e seu colega produzido um relatório de vídeo, a pior atrocidade Você nunca ouviu, que fornece uma visão gráfica em como é a vida para o povo da região dos Montes Nuba.

 O relatório da Amnistia Internacional descreve como o governo tem vindo a utilizar bombas não guiadas, saiu da parte de trás da aeronave Antonov, que não permitem segmentação precisa de distinguir entre alvos militares e civis. O Governo do Sudão também tem sido acusado (por organizações como Nuba Reports) de implantação de conchas de longo alcance (mísseis Uishi), bombas incendiárias e bombas de fragmentação para queimar edifícios, grama e culturas.

 "A evidência de que a Amnistia Internacional recebeu indica que esses ataques ou foram dirigidos contra a população civil e os objetos civis ou foram ataques indiscriminados que levaram à morte de civis", diz o relatório da AI. "Dirigir intencionalmente ataques contra civis que não participam diretamente das hostilidades, ou contra objetos civis, é um crime de guerra."

 Nas duas semanas antes da visita de Portas Abertas Internacional para a região, a caridade informou que bombardeios matou 41 pessoas e feriu muitas mais. Um hospital foi também destruiu, bem como quatro igrejas e uma escola. Sorgo que a comunidade cultivada na temporada anterior também foi queimado.

 Antes desses ataques, oito outras igrejas haviam sido destruídas, embora ninguém foi morto porque os cristãos tinham parado de usar as igrejas e estavam reunidos sob árvores devido aos bombardeios constantes. "Na minha área, a situação é muito ruim", um homem conhecido como "Demas" disse a Portas Abertas. "Os Antonovs são sobrecarga o tempo todo. As pessoas não estão a dormir, porque os Antonov estão bombardeando durante a noite. As pessoas correm para cavernas. A situação não é boa. "

 "Três semanas atrás, o avião veio e atacou minha aldeia", acrescentou outro homem ", Filip". "À medida que as pessoas vieram de escola, eles se reuniram em um poço para beber água. Uma aeronave lançaram duas bombas sobre esses furos. [Eles] matou um e feriu outro. Vários animais foram mortos. Perto do poço havia um rakuba [depósito] com sorgo. Ele foi queimado junto com a aldeia ... Essa aldeia foi destruída. "

 "Os ataques do governo contra civis ... estão acelerando a um ritmo alarmante. A violação como arma de guerra tornou-se uma ocorrência diária. Bombardeamentos aéreos têm deslocado centenas de milhares de civis ", de acordo com sede nos Estados Unidos grupo de defesa do Sudão, a Operação Silêncio quebrado.



 Postado em 13 de setembro de 2015

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More