quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Terremoto mata mais de 40 na Indonésia; dezenas estão desaparecidas




Moradores observam ruínas de suas casas, destruídas pelo forte terremoto que atingiu a Ilha de Java


Número de vítimas deve aumentar com a continuidade das buscas por desaparecidos


Moradores e equipes de resgate da Indonésia mantiveram hoje a busca por dezenas de pessoas soterradas sobre escombros de prédios e casas depois de um forte terremoto de 7 graus que atingiu a ilha de Java ontem e matou ao menos 46 pessoas. A agência de notícias Associated Press, que cita autoridades locais, diz que o número de vítimas do tremor chega a 57.

Milhares de pessoas tiveram que abandonar edifícios na Indonésia após o tremor. O número de vítimas ainda deve aumentar com a continuidade das buscas por dezenas de desaparecidos, informaram agências do governo.

O tremor, registrado às 14h55 (4h55 no horário de Brasília), foi de 7 graus de magnitude, segundo registrado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos, e abalou prédios da capital Jacarta e causou o desmoronamento de casas nas vilas mais próximas ao epicentro, na Província Java Ocidental. Para medir a potência de um terremoto, o USGS utiliza a escala de magnitude de momento (Mw). Nesta escala aberta, um tremor de seis graus é considerado forte.

Repórteres da Reuters no local do tremor relatam a destruição de muitas casas, assim como a presença de tendas e abrigos improvisados nas ruas e campos. Autoridades disseram que cerca de 1.300 casas foram danificadas, mas a imprensa local coloca este número em 3.500.

O Ministério da Saúde disse estar enviando equipes médicas para a região. "Muitas casas estão no chão", disse Edi Sapuan, morador da aldeia de Margamukti, a cerca de duas horas de carro da cidade de Bandung.

"Só as casas de madeira continuaram de pé. Muitos moradores estão feridos, cobertos de sangue. Corremos assim que sentimos o terremoto", relatou Edi à Reuters. "Aí, cinco minutos depois, minha casa desabou".

O terremoto foi sentido até em Surabaya, segunda maior cidade indonésia, cerca de 500 quilômetros a nordeste do epicentro, e também na ilha turística de Bali, cerca de 700 quilômetros a leste. As principais empresas dos setores elétricos, de gás e petróleo, siderurgia e mineração da ilha de Java disseram não ter tido suas atividades significativamente afetadas.

Áreas costeiras num raio de centenas de quilômetros em torno do epicentro foram colocadas em alerta contra tsunami durante cerca de meia hora. A agência sismológica do país disse que o terremoto atingiu a magnitude 7,3, com epicentro 142 quilômetros a sudoeste de Tasikmalaya, no oeste de Java. O Centro de Alerta contra Tsunamis do Pacífico, no Havaí, disse que não havia ameaça de algum tsunami devastador.

Em Jacarta, milhares de pessoas deixaram prédios comerciais ao sentirem o tremor. "O candelabro começou a se mexer, e (o apartamento) começou a tremer realmente forte", disse Victor Chan, que vive no 34º andar. "Durou bastante. Fiquei realmente assustado e corri escadaria abaixo".


Fonte:http://www.jneweb.com.br/
Postado em 03 de setembro de 2009.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More