quarta-feira, 23 de setembro de 2009

PALAVRA PARA OS JOVENS




Dc. Cleverton Vasconcelos

PECADO, O Câncer da Alma

Dentre as muitas definições existentes sobre o pecado, ficamos com a que diz que pecado é errar o alvo. É como se você estivesse no campo de batalha com o seu arco e com uma flecha, e, o seu inimigo estivesse na sua frente, também armado com arco e flecha. Você, porém, tem a oportunidade de atacar primeiro, se você atirar a flecha e acertar o inimigo, você vencerá a batalha, caso contrário, ou seja, se errar o alvo será a vez do seu inimigo atirar e ele não erra. Assim é quando se peca, erra-se o alvo e sofre-se o dano.
O pecado teve origem nas regiões celestiais quando um querubim ungido pecou (Ez 28.14-16) e induziu a terça parte dos anjos a pecar também (Jd 6). Por conta disto, foram expulsos do céu e condenados ao fogo eterno (Mt 25.41). No contexto humano, o pecado teve início no Jardim do Éden quando Adão e Eva desobedeceram a Deus (Gn 3.6,7). A prática do pecado carrega em si duas vertentes terríveis. A primeira é que o pecado “sangra” o coração de Deus, porque contraria o seu caráter Santo. A segunda é que o pecado provoca consequencias desastrosas na vida de quem peca, como por exemplo: Perda da comunhão com Deus, abalo na fé cristã, crises emocionais e psicológicas, abalo da moral, brecha para o inimigo, morte física, morte espiritual, morte eterna e angústia profunda na alma.
Em linhas gerais existem dois tipos de pecado: 1) O pecado da omissão. Significa não fazer o que era para ser feito. Encontramos um exemplo disso em 1Samuel capítulo 2 e versículos 22 e 30, quando o sacerdote Eli precisava tomar uma atitude em relação ao seus filhos, porém, ele não tomou, cometendo assim, o pecado da omissão. 2) O pecado da comissão. Significa fazer o que não era para ser feito. Observa-se um exemplo bíblico diste tipo de pecado em 1Samuel capítulo 2 e versículos 13 e 17, quando Hofni e Finéias na posição de Sacerdotes faziam o que era mau aos olhos do senhor. Comiam dos sacrifícios (o que significa afronta, desprezo, irreverência e blasfêmia ao Senhor), prostituiam-se na porta da tenda da congregação e ainda saíam como se nada tivesse acontecido (hipocrisia).
Entretanto, existe uma saída para o pecado. Pv 28.13 diz: “ o que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.” A saída é arrependimento, confissão e mudança de atitude. Quem entra por este caminho desfruta do perdão e purificação dos seus pecados (1Jo 1.9).
Portanto, meus queridos, se estais em pecado correi para o perdão de Deus em Jesus, ou, se você está bem, nunca se esqueça do que escreveu Paulo: “Aquele, pois que cuida estar de pé, olhe para que não caia.” 1Coríntios 10.12.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More