quarta-feira, 23 de setembro de 2009

EditoriaL




Entendendo a Janela 10/40 Como um Desafio

O termo “Janela 10/40” designa um território que se estende do Oeste da África, passa pelo Oriente Médio e vai até a Ásia, formando um retângulo entre os paralelos 10 e 40 graus ao norte da linha do Equador, daí a denominação. Antigamente esta região era conhecida como “Cinturão de Resistência” e sua importância para nós reside, entre outros aspectos, no fato de que é nesta área específica que se concentram a grande maioria dos povos “não-alcançados”.
Tal fato nos confronta com o compromisso, estabelecido por Cristo a sua Igreja, de pregar o Evangelho do Reino em todos os lugares da terra. Desta forma todos os nossos esforços devem estar direcionados para este lugar, tanto na questão financeira quanto na presencial relativa aos missionários que representam a Igreja.
A “Janela” é composta por 62 países, onde vivem aproximadamente quatro bilhões de pessoas (2/3 da população do mundo). Embora ela seja tão avolumada, incrivelmente apenas 8% da força missionária mundial atua ali, todo o restante dirige sua atenção para regiões já intensamente evangelizadas. Em termos de missionários brasileiros apenas 6% deles atuam dentro dela.
Quando pensamos em Janela 10/40 devemos ter em mente três grandes religiões: Islamismo, Budismo e Hinduísmo. Incrivelmente lá é o local onde se encontra a grande massa de seguidores de tais religiões. Estudos revelam esta quantidade alarmante, cerca de 71% de todos os muçulmanos, 68% do total de budistas e 98% da população de hindus vivem ali. Nesta área assolada pelo engano e pelo desespero ainda vivem aproximadamente 82% das pessoas mais pobres do mundo, embora existam alguns países muito ricos, como o Japão.
Sua complexidade vai muito além dos desafios apresentados acima, cada país que compõe a “Janela” têm uma história singular e desafios específicos, ou seja, há uma enormidade de problemas que merecem a atenção de cada cristão, somos responsáveis por “lutar” em oração, em contribuição e em consagração pessoal, pois já o tempo se finda e a vinda de nosso Senhor se aproxima.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More