sexta-feira, 19 de junho de 2009

Ahmadinejad é reeleito presidente do Irã


IRÃ (3º) - Segundo o Ministério do Interior do Irã, o ultraconservador Mahmoud Ahmadinejad, atual chefe de Estado iraniano, foi reeleito nas eleições presidenciais disputadas ontem (12 de junho).

Ahmadinejad obteve 62,6% dos votos, o que torna desnecessário um segundo turno.

O resultado desagradou o candidato opositor Mir Hussein Moussavi e seus partidários, que exigiram o cancelamento do pleito.

O líder supremo da Irã, aiatolá Ali Khamenei, saiu em defesa da vitória de Ahmadinejad e pediu aos candidatos derrotados que aceitem os resultados das eleições.

Ainda na noite de sexta-feira, após o anúncio de Moussavi, forças de segurança e soldados antidistúrbios expulsaram com violência centenas de pessoas que se concentravam nas proximidades da sede de campanha do candidato, disseram testemunas à Agência Efe.

No começo da manhã do dia 13, novos enfrentamentos entre a polícia e seguidores de Moussavi se repetiram em alguns pontos de Teerã.

Em um documento publicado neste mês pela Aliança Evangélica Internacional, a Aliança afirma que o presidente Mahmoud Ahmadinejad teria pedido o fim do crescimento do cristianismo no Irã. Por isso, o atual resultado das eleições deve motivar a comunidade cristã internacional a interceder por esta nação, pelo seu líder e, em especial, pela Igreja.
A Portas Abertas, em breve, lançará uma campanha de Ações Institucionais em favor da Igreja Perseguida iraniana, que consistirá de uma campanha de cartas ao presidente eleito.




Acesso em 19 de junho de 2009.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More