terça-feira, 1 de agosto de 2017

O maior poder do reino no coração de uma criança nigeriana


(Nome alterado e foto representativa usada para privacidade).



Toben e seu pai estavam sozinhos em sua casa no norte da Nigéria quando o telefone de seu pai subitamente chilreou. É tarde, pensou para si mesmo, quem estaria ligando a essa hora da noite?

 Silenciando a televisão, Toben esperou pacientemente como um garoto de 10 anos poderia. Mas quando ele finalmente se voltou para o pai para descobrir o que demorou tanto tempo, ele ficou de repente atingido pelo medo.

 "Por que você está dizendo a esse pai ... não entendo"

 Toben endireitou, ansioso para ouvir algumas conversas. Mas a voz na outra extremidade da linha foi muito apressada para fazer qualquer sentido. E seu pai disse pouco.

 Ele não tinha que dizer uma palavra - seus olhos, o tremor em suas mãos dizia tudo.

 Toben sentiu o medo apertado no poço de seu estômago quando ele perguntou: "Papai, qual é o problema?" Mas ele não tinha certeza de que ele realmente quisesse saber a resposta.

 Seu pai inclinou a cabeça quando fechou o telefone. Depois de uma longa exaltação - pareceu reunir sua coragem - ele olhou Toben nos olhos e sussurrou: - Seja forte, Toben. Preciso que você seja forte".

 Era como se uma barragem entrara no coração de Toben. Ele mal conseguiu entender as palavras enquanto chorava: "Por que você está dizendo a esse pai? Não entendo".

 Seu pai puxou-o para perto e beijou-o em sua cabeça. "Por favor, Toben. Você deve bloquear as portas e esconder. Faça isso por mim, filho. O Senhor o protegerá".

 Então o pai de Toben correu pela porta e desapareceu...

 Sob ataque

 Boko Haram estava atravessando as ruas da cidade. Com gritos de "Alluha Akbar" (Deus é o maior), eles estavam atirando suas metralhadoras ao acaso, casas queimadas e mulheres e crianças seqüestradoras.

 Quando a agitação se aproximou o suficiente para que Toben ouvisse, ele não conseguiu parar as lágrimas. Seu pai era corajoso - o chefe de segurança em sua pequena cidade. É por isso que ele teve que responder à crise. O jovem coração de Toben sabia disso, mas temia que nunca mais visse seu pai.

 Eu deveria ter segurado ele mais apertado, pensou Toben. Eu deveria obrigá-lo a ficar. Momentos sentiram como horas. Mais tiroteio entrou em erupção. E Toben não podia esperar mais. Ele tinha que saber. Ele tinha que saber se seu pai ainda estava vivo.

 Ao tocar o telefone de seu pai, Toben sussurrou uma oração muito profunda para as palavras...

 "Quem é esse?", Grunhiu uma voz. Toben ficou em silêncio. Ele ouviu gritos e gritos em segundo plano e a linha crepitava com estática.

 "Eu não sei quem é esse ou o que esse homem é para você", a voz zombou. "Mas ele está morto. Nós o matamos. "

"Não sei se posso perdoar os assassinos de meu pai"

 Horas após o assalto, nas equipes terrestres de Open Doors encontraram Toben. Ele ficou paralisado por choque e escondido no canto da sala de estar. Ele ainda apertou o telefone em suas mãos.

 A devastação de Toben corta profundamente abaixo do nível da pele. Mas mesmo no caos de suas emoções, Toben lutou contra sua ansiosa necessidade de vingança. Por sua fé em Jesus, ele sabia que a violência nunca poderia ser a resposta - esse é o caminho do terrorismo.

 Mesmo depois de semanas de aconselhamento sobre trauma, Toben ainda luta contra a tensão hoje entre a raiva que sente e seu desejo de perdoar. Mas Toben é forte. Ele é corajoso. E ele ainda tem esperança. . .

 Toben diz: "Nunca vou esquecer isso. Não sei se posso perdoar os assassinos de meu pai. Mas eu estou tentando. E eu espero. Por favor ore por mim." 


Abrumado pela violência sem sentido

 Depois de ler a história de Toben, tive que parar e respirar. Meu coração estava dominado pela violência sem sentido. E abalado que um menino inocente teria que suportar o peso de tanta crueldade para o resto de sua vida.

 Mas, mais do que isso, fiquei com raiva. Minhas lágrimas de simpatia secaram muito rapidamente. E eu encontrei-me gritando: "Por que Deus? Onde você está, Deus? Você não gosta? O que é necessário para obter a sua atenção? Você perdeu o controle? "

 Não havia voz celestial. Sem resposta - alto ou suave. Apenas uma quietude. Como a calma depois de uma tempestade furiosa. Mas foi nesse momento de paz quando percebi que minha súbita explosão era menos sobre a história de Toben e mais sobre minha própria...

 Confrontado com o perdão

 Gosto de pensar que sou sensível a Deus. Eu rezo. Eu leio minha Bíblia. E falo muito abertamente sobre minha fé. Mas eu tenho essa coisa estranha sobre o perdão. É como se eu construísse essa enorme porta em parte do meu coração. E a qualquer momento eu sou confrontado com o perdão ou sinto a menor necessidade de perdoar, fecho e fechado com firmeza. Mesmo quando pedi a Jesus para vir e viver em meu coração, não o acordei nessa área específica.

 Quando me forcei a pensar sobre isso, o perdão me deixa desconfortável porque significa que tenho que estar disposto a:

 Desista do controle.
Solte minha necessidade percebida de repor as escalas da justiça.
Destrua todas as acusações que tenho contra alguém e acredito que Deus sabe melhor.

 O perdão também me deixa desconfortável porque realmente é sobre mim. É uma decisão que devo tomar por mim e por mim mesmo. Para dizer a verdade, 99% das pessoas que escrevi na minha "lista" provavelmente nem sabem que estão nele. Às vezes eu queria que eles o fizessem. Eu até imaginei momentos e cenários quando eu lhes contar. E quando tomo a decisão de rasgar minha "lista" antes de Deus - eu sei que eles de repente não sentirem algum estranho lançamento espiritual ou uma transformação súbita.

 Mas eu vou. Porque o perdão me muda. Mas a história de Toben me ajudou a ver o perdão em uma nova luz ...

Perdão em uma nova luz

 Eu acho que o poder da história de Toben, e por que isso me afetou tanto, é que apresenta perdão de uma maneira completamente diferente.

 Quando comecei a escrever este artigo, eu considerava escrever uma "carta aberta" ao soldado Boko Haram que matou o pai de Toben. Claro, eu sabia que ele nunca o veria. Esse não é realmente o ponto. Mas era minha maneira de entender melhor por que os esforços de Toben para perdoar esse soldado eram tão poderosos.

 E me atingiu...

 A vontade de Toben e até a ânsia é um dos atos mais corajosos que já ouvi falar. Porque no nível mais fundamental, significa que Toben não tem medo. Ele não está tão assustado com o pensamento desse soldado - ou mesmo a lembrança de sua voz - para lhe conferir o controle de seu passado, presente ou mesmo seu futuro.

 Com este ato de perdão, Toben está dizendo ao assassino de seu pai: "Você pegou a vida de meu pai. Mas não lhe darei poder sobre o meu. Minha vida é minha e pertence a Cristo".

 Se Toben tivesse tomado a saída fácil - se ele tivesse mantido sua raiva, entretido fantasias de humilhar este soldado ou se vingar de suas próprias mãos - ele teria desistido de seu potencial de Deus para viver verdadeiramente.

 Há uma vida perdida. Mas também há muito mais.

O evangelho e o perdão

 O evangelho e o perdão são realmente lados opostos da mesma moeda. Em essência, você não pode realmente ter um sem o outro. Não há evangelho sem perdão. E, ao mesmo tempo, não há perdão real se o evangelho não existe.

 E o evangelho e o perdão são sobre a vida. E não apenas um tipo de vida de ho-hum.

 Mas a vida é muito completa.

 Quando não estamos dispostos a perdoar, só podemos experimentar uma parte do poder do evangelho em nossas vidas. Mais do que isso, porque enfraquecemos nossa capacidade de experimentar plenamente a vida ao máximo através da falta de perdão - nossas vidas só refletirão um vislumbre sombrio do que Deus pretendia ser uma luz gloriosamente cegante para o mundo.

 O perdão é o maior poder do Reino.

 É por isso que a história de Toben é tão poderosa. Como esse garoto de 10 anos reconhece que se ele se recusar a perdoar, sua falta de vontade será como um "ladrão" que vem "roubar" seu futuro, "matar" seu reflexo de Deus e, finalmente, "destruir" sua vida ( João 10:10).

 E isso é o que está em jogo em nossas próprias vidas. O próprio Reino. Que Jesus foi comandado por Jesus para construir aqui na Terra através de nossas vidas e exemplos.

 Qual o proximo?

 Por favor, ore por Toben. O perdão é uma luta diária. E uma escolha de momento a momento. E em todos os sentidos, ele tem um longo caminho à frente, com a constante ameaça de violência de Boko Haram. Pray Toben's vida não será desperdiçada. Para que Deus o proteja. E use-o para refletir a gloriosa luz do evangelho.

 Reze pelo seu próprio coração. Escavação profunda. E peça a Deus para ajudá-lo a remover qualquer falta de perdão - ou qualquer outra coisa - que possa estar impedindo você de envolver ativamente Seu chamado na construção de Seu Reino eterno. E se você estiver disposto, compartilhe sua história nos comentários.



Postado: 01 de agosto de 2017

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More