terça-feira, 1 de agosto de 2017

Crianças indígenas perseguidas sob risco

 
 Há uma escuridão espiritual ao longo da cênica costa caribenha da Colômbia.



 Nas montanhas de Sierra Nevada de Santa Marta vivem vários grupos de povos indígenas, cada um com sua própria língua e costumes. No entanto, eles estão unidos de uma maneira chave: todos perseguem e expulsam alguém que reivindica o nome de Cristo.

 Ao longo da última década, houve um aumento significativo de incidentes violentos contra os cristãos indígenas, mesmo crianças. Isso resultou em muitos cristãos que fogem de suas aldeias à procura de um lugar para viver e adorar em paz.

 ***



 São 5:00 da manhã na Casita. Hoje, o calor opressivo foi substituído por uma brisa confortável da manhã que cumprimenta os moradores enquanto eles acordam. Embora seja início de 15 crianças indígenas já começaram suas tarefas diárias. Alguns passam o tempo nas orações da manhã, outros ajudam a preparar o café da manhã e os mais pequenos se vestem e se preparam para a escola. Essas 15 crianças são uma família improvisada de refugiados. Estes são os filhos da igreja perseguida.

 À medida que a perseguição aumentou nas regiões indígenas da Colômbia, Open Doors estabeleceu espaços seguros para que as crianças liguem para casa. Chamado a Casita pelas crianças, este abrigo oferece uma oportunidade para eles estudarem e demonstrarem sua fé livremente. Antes que essas crianças frequentassem a escola da aldeia, onde lhes ensinava a religião animista de seus povos. Este tipo de educação foi projetado para preservar a tradição e proibir "novas religiões", como o cristianismo. Eles aprenderam sobre xamanismo e encantamentos sob a principal autoridade da aldeia conhecida como Mamo, ou bruxa. Qualquer pai que se recusou a impor esta religião poderia ser penalizado com perda de terra e até mesmo tortura física. Por estas razões, as famílias cristãs indígenas muitas vezes viajam grandes distâncias para praticar sua fé livremente.

 Foi assim que Jonatã * (15) e Samuel * (14) chegaram à Casita.

 "De onde eu sou, ninguém pode viver como cristão, nem pode ler a Bíblia porque foi proibida", explica Jonatan. "Meu pai, embora ele não seja um crente, me deu permissão para vir para a Casita e aprender mais sobre Deus".

 Jonatan e seu irmão Samuel cresceram na comunidade Arhuacos e Jonatan orgulhosamente usa sua roupa tradicional Arhuacos. Jonatan e Samuel freqüentemente ensinam seus amigos a sua língua nativa. "Nossa roupa, idioma e cultura são importantes", explica Jonatan. "Essas coisas nos identificam e fazem parte de quem somos".

 Com expressões medidas e poucas palavras, o jovem aprendeu a cultivar a Terra. Seus braços têm as marcas de uma vida dura e indígena. Jonatan e a mãe de Samuel são cristãs e, desde uma idade jovem, os meninos observaram a fé silenciosa de sua mãe: como ela manteve suas crenças das autoridades por medo de retaliação. Ver isso motivou Jonatan a procurar um lugar onde ele pudesse viver sua fé livremente.

 Na Casita, as crianças freqüentam a escola pela manhã e trabalham com tutores nas tardes. Cada dia eles compartilham "tempo familiar", durante os quais eles cantam canções de adoração em espanhol e línguas indígenas. Eles também passam tempo em devoções. "As crianças saem de suas famílias, mas na Casita encontraram uma família enorme e amorosa. Eles podem praticar sua fé livremente, enquanto se preparam para o futuro. Jonatan sonha em se tornar um engenheiro e ajudar sua comunidade. Samuel sonha em se tornar prefeito e espera chegar às pessoas mais necessitadas. "O que mais gosto da Casita é a oportunidade de ler a Bíblia e compreendê-la", compartilhou Samuel. "Os tutores me ajudam a entender coisas que eu não entendi antes!"

 ***



O complicado relacionamento da Colômbia com a liberdade religiosa desembarcou no n. ° 50 na Lista de Vigilância Mundial das Portas Abertas. Tribos como o povo Arhuaco justificam suas políticas de exclusão através da constituição da Colômbia, que proporciona autonomia religiosa como um direito para todos os povos indígenas. Essas comunidades administram sua própria justiça de acordo com suas normas culturais e, como o governo é obrigado a respeitar suas decisões internas, permanece em silêncio sobre a questão da perseguição cristã. Muitas vezes, essa proibição contra o cristianismo é tão radical e violenta que aqueles que desobedecem enfrentam tortura e prisão.

 A conversão em muitas dessas aldeias é perigosa. Samuel e Jonatan acreditam que seu pai queria converter por um longo período de tempo, mas optou por não ter medo das autoridades. Se eles soubessem da sua conversão, ele provavelmente seria banido de sua casa ou até mesmo preso, deixando sua família vulnerável. Nos últimos meses, isso aconteceu com vários pais de crianças que vivem na Casita, efetivamente tornando-os órfãos.

 Por causa disso, essas crianças refugiadas tornaram-se familiares na Casita. Sempre que você doa para Open Doors, você está nos ajudando a continuar oferecendo liberdade e futuro para crianças como Jonatan e Samuel. Por favor, considere com oração se Deus está Convidando você a doar para essa causa hoje.



* Nomes alterados por motivos de segurança


Postado: 01 de agosto de 2017

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More