domingo, 6 de maio de 2012

Irã realiza último turno de eleições parlamentares

Escolha de candidatos do aiatolá impõe derrota ao presidente Ahmadinejad


Iranianos votaram nesta sexta-feira (4) no turno decisivo das eleições parlamentares, em que os candidatos do líder supremo da república islâmica, aiatolá Ali Khamenei, deverá obter uma retumbante vitória sobre o presidente Mahmud Ahmadinejad, ambos conservadores linha-dura.

A maioria de Khamenei significará um último ano mais difícil para Ahmadinejad em seu segundo e último mandato. Com reformistas em sua maioria afastados do processo eleitoral e líderes da oposição sob prisão domiciliar, o voto é puramente um teste da popularidade do sistema clerical de Khamenei.

Sessenta e cinco de 290 assentos estão sendo disputados, já que partidários de Khamenei receberem mais de 75% dos votos no primeiro turno em março, conquistando a grande maioria das cadeiras.

As eleições não terão impacto na disputa nuclear do governo iraniano com o Ocidente ou nas relações exteriores, que já seguem a orientação de Khamenei, mas ampliarão sua influência nas eleições presidenciais em 2013.

Dentre os cinco candidatos que já asseguraram cadeiras no governo está Gholam-Ali Haddad Adel, aliado-chave de Khamenei e sogro de seu filho Mojtaba. Ele recebeu a maioria dos votos.

"Temos que esperar as facções serem formados antes de vermos o que acontece. Mas qualquer coisa que aconteça no próximo Parlamento não será um caminho fácil para ele (Ahmadinejad). Eu duvido que ele será muito feliz", afirmou o analista Mohammad Marandi, da Universidade de Teerã.

Khamenei apoiou rapidamente a reeleição de Ahmadinejad em 2009, rejeitando as alegações generalizadas da oposição de fraudes que mergulharam o país em um período de oito meses de protestos. No entanto, os dois líderes se distanciaram quando o presidente tentou minar o papel de liderança política do clero, segundo afirmam os críticos de Ahmadinejad.

Fonte:http://www.cpadnews.com.br/
Postado em 06 de maio de 2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More