segunda-feira, 7 de maio de 2012

Cristãos sírios fogem da violência e intimidação - Parte I

Homs é uma cidade onde impera o medo. Alvo de constantes bombardeios, a cidade ganhou as manchetes dos jornais de todo o mundo


Mas por trás das manchetes, outra história está surgindo. As novas evidências de intimidação e perseguição aos cristãos na cidade.

Antes do conflito, havia cerca de 40 mil cristãos em Homs, agora existem menos de cinco mil. A maioria fugiu por causa do conflito. Mas muitos agora estão sendo expulsos. Grupos extremistas muçulmanos sunitas começaram recentemente a assediado as famílias cristãs em Homs, dizendo-lhes para sair da cidade, ou serão morto.

"Imagine que você está vivendo em Homs em uma área onde os grupos de oposição se fazem presentes..." disse, uma fonte da Portas Abertas (cujo nome não pode ser revelado). "Você ouve tiros. Explosões de bombas. Você pode imaginar o efeito que isso causa. E então, certa noite eles batem na sua porta e dizem: Estamos assumindo o controle dessa área e por isso, talvez é hora de você ir embora."

A partir daí os acontecimentos se desenrolam rapidamente: as discussões angustiados com seus líderes cristãos locais, a embalagem apressada de seus bens, a longa e anciosa viagem de táxi passando por vários checkpoints.

"Você pode imaginar a ansiedade", continua ele. "Senhor, para onde estamos indo? O que será do futuro para nós e nossos filhos? O que vai acontecer à nossa casa?" (Eles sabem - ou ao menos sentem – qual é a resposta para esses questionamentos: eles vão perder suas casas. Muitas casas abandonadas por cristãos estão sendo ocupadas por aqueles que os expulsou).

Segundo a nossa fonte, mesmo quando chegam ao seu destino, os problemas não cessam. Eles acabam vivendo em condições precárias com as famílias que os "hospeda". Não há empregos, nem escolas. Traumatizadas por suas experiências, as crianças têm dificuldades para dormir.

Esta é a situação de cerca de sete mil famílias cristãs (cerca de 35.000 pessoas), e de muitas famílias muçulmanas e alauitas. Obrigado a fugir por causa do conflito e das intimidações, para um lugar distante e desconhecido, e esperando pela ajuda da Portas Abertas e de outras organizações.

Envolva sua igreja no Domingo da Igreja Perseguida, veja o vídeo abaixo e saiba como participar.




Fonte:http://www.portasabertas.org.br/
Postado em 07 de maio de 2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More