sexta-feira, 18 de maio de 2012

Autoridades sudanesas fecham escritórios cristãos no sul de Darfur

Sudão



Conselho de Igrejas do Sudão (SCC) e escritório de Ajuda ao Sudão, no sul do estado de Darfur, são fechados sem explicação, disseram as fontes

“Agentes da Inteligência Nacional Sudanesa e Serviço de Segurança (NISS) chegaram na organização cristã em Nyala na manhã do dia 22 de abril, e ordenaram que os membros da equipe do SCC entregassem as chaves dos escritórios e veículos e, sem dar nenhuma explicação, ordenaram que deixassem o local imediatament”, disse um colaborador da SCC.

"Eles vieram pela manhã ao nosso escritório e levaram todas as chaves dos gabinetes, e nos expulsaram para fora do complexo, sem nenhuma explicação", compartilhou um colaborador da SCC ao Compass por telefone.

Três membros da equipe de Ajuda ao Sudão foram presos no episódioe levados para um local não revelado, disse a fonte.

"As famílias estão agustiadas por não saberem o paradeiro de seus entes queridos", disse outro colaborador.

Os agentes da NISS também fecharam uma clínica-igreja, que servia para atender os necessitados na região.

Essa ações aconteceram numa época em que o cristianismo, considerado uma religião estrangeira, é cada vez mais perseguido no Sudão. Estima-se que 350.000 sudaneses sulistas, muitos deles cristãos, ainda permanecem no norte de maioria islâmica.

No dia seguinte ao fechamento do SCC e dos escritórios de Ajuda ao Sudão, os membros da equipe relataram que havia mais de uma dúzia de homens para isolar o complexo e que eles estavam armados. Os agentes levaram as chaves de cinco carros e expulsaram os colaboradores do local, segundo um comunicado de imprensa SCC. Três motos também foram apreendidas. "Nós não sabemos o paradeiro dos veículos", disseram os colaboradores da SCC em comunicado.

No dia 24 de abril, a Comissão de Ajuda Humanitária Federal do Sudão congelou as contas bancárias da SCC em Nyala.

Fontes disseram ao Compass que o incidente deixou igrejas do sul de Darfur, profundamente perturbadas e assustadas.

Ao mesmo tempo, o presidente sudanês, Omar al-Bashir, procurado pelo Tribunal Penal Internacional por crimes contra a humanidade em Darfur, prometeu eliminar qualquer vestígio do cristianismo das Montanhas Nuba alegando que os cristãos dessa região são agentes infiltrados do Ocidente.

Em 20 de abril, ele ordenou aos militares sudaneses que eliminasse das Montanhas de Nuba todos os que se opunham ao seu governo islâmico, e nas últimas semanas ele tem repetidamente declarado jihad contra os povos de Nuba, entre os quais, há muitos cristãos.

Ordenou à TV e rádio estatais que reproduzam músicas incitando os muçulmanos a "lutar contra os infiéis" e "limpar a terra" de sua presença, aumentando os temores dos cristãos sulistas impossibilitados de deixar o norte do país.

As agências humanitárias consideram que o governo islâmico quer fazer uma "limpeza étnica" nas montanhas de Nuba, cujo principal algo são os povos não-árabes, adicionando ao seu discurso a eliminação dos cristãos da região. Além disso, com a escalada do conflito militar entre o Sudão e o Sudão do Sul no mês passado, Bashir prometeu limpar o Sudão do Sul daqueles que ele descreveu como "insetos".

"Queremos ver nossa terra pura, limpa desses insetos", disse ele em meio a aplausos em Port Sudan do dia 20 de abril.

“Os discursos hostis de Bashir e outros oficiais sudaneses tem como objetivo mobilizar os muçulmanos do exterior a financiarem operações militares nos estados de Kordofan e Nilo Azu”, disseram as fontes. Líderes religiosos muçulmanos do Sudão, alegam ter laços com a ala radical dos muçulmanos salafistas, e afirmaram que, não deve haver espaço para igrejas e cristãos no Sudão.

Forças militares sudanesas bombardearam A Igreja Sudanesa de Cristo em 28 de março na região de al-Buram, no sul do estado de Kordofan , disseram testemunhas ao Compass por telefone. As fontes acrescentaram que a vida está se tornando mais difícil para os cristãos no sul de Kordofan, já que o governo do Sudão mobiliza tribos árabes, fornecendo-lhes armas para matar as pessoas.

Ore

• Peça a Deus que guarde os cristãos de Nuba e Kordofan dos ataques do governo e grupos radicais islâmicos.

• Ore para que os cristãos do Sudão (norte) perseverem na fé e continuem testemunhando de Cristo aos muçulmanos.

• Ore pela paz entre o Sudão (norte) e o Sudão do Sul.

Envolva sua igreja no Domingo da Igreja Perseguida, veja o vídeo abaixo e saiba como participar.




Fonte:http://www.portasabertas.org.br/
Postado em 18 de maio de 2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More