quarta-feira, 9 de maio de 2012

Cristãos sírios fogem da violência e intimidação – Parte II

Síria


Esta é a segunda parte da matéria que retrata a realidade dos cristãos sírios, principalmente dos que vivem ou fugiram da cidade de Homs, assolada pelo conflito armado entre as forças do Estado e da oposição

Estima-se que cerca de 90% dos cristãos deixaram a cidade de Homs, seja por causa do conflito ou como resultado de intimidações e ameaças. Para aqueles que continuam a situação é sombria. "Há medo, caos e intimidação contra os cristãos", disse uma fonte nossa. "As pessoas estão com medo. Elas ficam em casa. Têm medo de ir à igreja por causa dos sequestros e violência. Elas têm medo dos bombardeios atingirem às igrejas."

Apesar disso, um grupo de líderes cristãos pretende permanecer em Homs. "Eles disseram que querem cuidar dos cristãos restantes. E eles são muito ativos nesse cuidado às famílias. Assim, parte de nosso esforço será concentrado em ajudar as famílias cristãs que ainda estão em Homs e também em outras áreas de conflito".

Com a sua ajuda, poderemos apoiar esses cristãos. Colocamos em ação um plano para fornecer kits de ajuda emergencial para os cristãos sírios refugiados. Os kits serão entregues às famílias que tiveram que fugir de Homs e Daraa, e outras áreas de violência e perseguição.

A Portas Abertas também planeja fornecer todos os meses alimentos e suprimentos médicos para um número estimado entre 500 e 1.000 famílias cristãs em situações vulneráveis. "Devido ao nosso número limitado de trabalhadores locais e por outras razões, atualmente temos cerca de mil colaboradores para ajudar sete mil famílias de refugiados", disse um colaborador da Portas Abertas.

Isso os ajudará a sobreviver. Em conjunto com esse projeto faremos outros trabalhos, que a Portas Abertas já possui na Síria, fornecendo aconselhamento bíblico contra traumas, treinamento e discipulado. Nós também estamos procurando proporcionar alívio para os milhares de refugiados iraquianos que estão na Síria.

Mas a ajuda à igreja não é apenas para que ela sobreviva. Uma das coisas mais marcantes em meio a todo esse conflito é que a igreja tem aproveitado as oportunidades para chegar às pessoas. A Portas Abertas tem ajudado os cristãos sírios a distribuir livros cristãos e Bíblias como nunca antes.

"Nos primeiros meses do conflito, a igreja como um todo foi bastante intimidada. Mas agora eles veem isso como uma oportunidade, por isso há algumas igrejas que estão ainda mais ativas do que antes, alcançando a maioria das pessoas".

Os cristãos da Síria estão orando juntos. "Definitivamente há mais oração no país", disse um informante. "Eles oram por estabilidade no país. Eles oram por acordos de paz entre governo e oposição. Eles oram por seus líderes. Eles oram pelo futuro dos cristãos na Síria".

A Igreja da Síria foi provavelmente a primeira a ser criada fora da Judeia, nos primeiros dias da história cristã. Sem apoio, há uma chance real de que dois mil anos de história e testemunho cristão chegue ao fim no país. Mas até o momento, os cristãos da Síria estão firmes e perseverantes.

"Eles ainda são cristãos. Mas não veem nenhum futuro para si no país. Se não houver mais esperança, então eles vão deixar o país. Mas eles não estão abandonando a fé. Eles continuam crentes em Jesus".

Pedidos de oração

• Por proteção aos colaboradores da Portas Abertas que estão distribuindo os kits de ajuda emergencial.

• Ore para que os suprimentos e todo o apoio alcance os mais necessitados.

Envolva sua igreja no Domingo da Igreja Perseguida, veja o vídeo abaixo e saiba como participar.




Fonte:http://www.portasabertas.org.br/
Postado em 09 de maio de 2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More