segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Grupo leva água potável e a "água da vida" para o mundo



Cerca de 884 milhões de pessoas não têm acesso à água potável

A Missão Internacional Água lançou o projeto "Água de Domingo", que incentiva as igrejas dos Estados Unidos a informar suas congregações sobre os 884 milhões de pessoas ao redor do mundo sem acesso à água potável e sobre os 1,4 milhões de crianças que morrem a cada ano como resultado desta crise.

O projeto também busca inspirar as igrejas a receber um arrecadador de fundos em algum domingo de março, mesmo mês do Dia Mundial da Água (22 de março). Os fundos levantados serão usados para ajudar as comunidades ao redor do mundo na construção de sistemas de tratamento de água que irá limpar a água e torná-la segura. Kevin Herr, coordenador dessa aliança entre igrejas e a Missão Água contou como a organização começou e o que a impulsiona a novas conquistas.

História do ministério

"O grupo foi fundado em 2001, e nós somos um ministério cristão de engenharia - fazemos projetos de água potável em todo o mundo em resposta aos desastres e secas", explicou. A principal ferramenta que a organização está usando para ajudar as comunidades é seu sistema de tratamento de água. Herr compartilha que o sistema "leva água que parece lama de chocolate e a transforma em água boa para beber." O sistema de tratamento remove partículas suspensas, contaminantes e corpos bacteriológicos que causam doenças transmitidas pela água.

O casal George e Molly Greene já queria elaborar algo como o Missão Água Internacional após montarem sua empresa de engenharia ambiental, em Charleston, que cresceu através dos anos 80 e 90. Kevin Herr conta que após o furacão Mitch causar destruição absoluta em 1998, quando passou por Honduras, George Greene e Molly decidiram ver como eles poderiam se envolver com os esforços para ajudar.

"Eles tinham alguns contatos de pessoas em Honduras. Então, contataram o bispo perguntando como poderiam ajuda, e ele disse-lhes que poderiam elaborar alguns sistemas de tratamento para ajudar com o abastecimento de água. Dentro de cinco dias, tinham posto seis sistemas de água de grandes dimensões em conjunto, e voaram para Honduras", diz Herr.

Eles começaram a trabalhar com um rio chamado "The River of Death" (O Rio da Morte), onde as pessoas estavam morrendo apenas por beber a água de lá. "As pessoas não podiam acreditar quando viam que a água que saia pelos sistemas era clara, e eles diziam que" O Rio da Morte tornou-se finalmente o Rio da Vida.

Anos depois, George e Molly Greene começou Missão Água, que atua em tempo integral desde 2001. "Fizemos projetos em mais de 49 países, e temos pessoal em tempo integral em mais nove países", explicou. "Foi incrível como o Senhor trabalhou - nós gostamos de pensar que estamos usando água apenas como uma ferramenta para compartilhar o Evangelho e abrir portas para as pessoas."

Levando JESUS - a “Água da Vida”

Quando perguntado sobre como eles foram recebidos pelas comunidades têm ajudado, Herr revelou: "Temos programas em tempo integral na Indonésia , Peru, México, Honduras, Haiti , Malawi, Uganda e Quênia . Algumas dessas comunidades já têm uma presença cristã, e nesse caso nós trabalhamos junto com eles para fornecer esse recurso que as igrejas podem utilizar para maximizar sua influência. "

Ele explicou, no entanto, que eles também fazem o trabalho em países onde o cristianismo é uma minoria estrita. "A Indonésia é o país mais populista do mundo muçulmano, o que nos dá uma oportunidade incrível para entrar em comunidades que não têm nenhuma influência cristã e é quase totalmente muçulmana. Temos que ser sensíveis nesses lugares, porque se formos demasiadamente abertos, pode haver perseguição. Então, muitas vezes quando vamos lá, compartilhamos tanto quanto podemos, mas em uma base fixa, através do apoio de cristãos e missionários locais". "A água é uma grande ferramenta para entrar em áreas onde missionários declarados não seriam capazes de entrar," Herr acrescentou.

O novo projeto

Ele explica por que as pessoas devem aderir à causa do projeto Água de Domingo: "Tivemos um número de igrejas que se reúnem para participar de nossos programas em anos anteriores - e vemos as transformações não apenas nas comunidades que estão recebendo água potável, mas também nos membros das congregações que foram tão animados a participar de nossa missão - há uma transformação real em seus próprios corações".

Um Guia de Recursos explicando a história da organização e outros materiais para as igrejas interessadas podem ser usados se quiserem fazer parte do grupo de doações. "É um passo da sua igreja para a conscientização e resposta ao chamado de Deus”, está escrito no material.



Fonte:http://www.jneweb.com.br/
Postado em
09 de janeiro de 2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More