quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Após queda do Estado Islâmico, Natal volta a ser celebrado na maior cidade cristã do Iraque

 
 Qaraqosh foi considerada a cidade iraquiana com a maior população de cristãos.


Antes da guerra contra o grupo terrorista Estado Islâmico, que começou em 2014, Qaraqosh era considerada a cidade iraquiana com a maior população de cristãos. Após a derrota dos extremistas na região, eles finalmente se prepararam para o primeiro Natal desde o retorno. Foram cerca de 20 mil refugiados que voltaram para a cidade.

 Uma desses refugiados é a jovem Merna que foi abordada parada, em frente a uma loja de decoração natalina: “Nós esperamos três anos por isso. Poder ir à igreja e ver que há pessoas comemorando o Natal é muito bom”, disse.

 Ela explicou para a Organização Portas Abertas como é a época de Natal para os cristãos iraquianos. Uma ação curiosa, ela conta que eles fazem uma faxina “daquelas” em casa – mais caprichada que a do dia a dia. Outra jovem cristã afirma:“Só depois da limpeza é que colocamos a árvore de natal e as decorações na parede. Nessa época, as igrejas estão ocupadas preparando as celebrações para a noite e para o dia de Natal”.

 Costumes

 Já o diretor de uma organização parceira da Portas Abertas no Iraque ressalta: “Todas as casas de cristãos são decoradas para o Natal. Mesmo durante o deslocamento, eles colocavam decoração em seus trailers”, contou.

 Ele ainda salientou sobre a comida servida na ceia. O prato natalino mais tradicional se chama pacha. É feito de cabeça, pernas, língua e outros pedaços de vaca ou cordeiro, que são cozidos e, junto com arroz, colocados como recheio dentro de um estômago (propriamente higienizado) de animal. Aproximadamente 80% das famílias cristãs se alimentam do pacha no dia 25, após o culto natalino.

 Assim como no Brasil, eles também costumam comprar roupas novas para o Natal e se vestem especialmente na data. Além da árvore de Natal e comida típica, música também não poderia faltar. Os cristãos iraquianos cantam “Jingle bells” e “Noite feliz”, mas também as canções originais na própria língua, não apenas as traduzidas do inglês. Os dias 25 e 26 de dezembro são considerados feriados para os cristãos do Iraque. O governo do Curdistão anunciou que dia 25 será feriado para todos os cidadãos, mas Bagdá ainda não se pronunciou.



Postado: 28 de dezembro de 2017

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More