segunda-feira, 1 de julho de 2013

Fontes de perseguio no mundo muulmano: governo

Cristos cujos ancestrais praticam o cristianismo h geraes; e ex-muulmanos que abandonaram o Isl e agora seguem a Cristo, sofrem severa perseguio por causa de Jesus, e elas vm de diversas fontes. Ontem, j foi apresentada a primeira parte a seguir, a segunda parte, e amanh, a terceira, dos principais agentes da perseguio no mundo muulmano


 A perseguio praticada por lideranas polticas contra os cristos bblica e pode ser encontrada ao longo do livro de Atos. No mundo muulmano o governo outra poderosa fonte de perseguio contra aqueles que no seguem ou que deixaram de seguir o islamismo.

 Podemos classificar os pases de maioria muulmana em dois grupos: os que tm a Sharia como base de sua constituio e podem ser denominados de Estados islmicos (como o caso do Ir e da Arbia Saudita); e aqueles nos quais a Sharia adotada de maneira parcial ou vlida em apenas algumas cidades ou alguns Estados (como no Egito, na Nigria e em Bangladesh). Sharia um conjunto de leis extradas do cnon islmico, que dizem respeito a diversas reas da vida.

 Os pases do mundo muulmano dizem respeitar a liberdade das minorias religiosas, mas contraditrio que tais pases ajam assim quando, na verdade, essas minorias podem ser punidas se, por alguma razo, fugirem do padro de leis religiosas estabelecido pelo pas ou seus Estados. O estudioso islmico dr. Hammudah Abdalati comprova isso ao dizer: "Dentro do sistema poltico do Isl, cada cidado tem o direito de se beneficiar da liberdade de crena e de conscincia, assim como da liberdade de pensamento e de expresso. Mas se ele ultrapassar os limites da lei Sharia ou se contrariar os interesses da coletividade constituir um caso de transgresso da lei, e, portanto ter de ser controlado".

 Em 2012 o presidente do Sudo, Omar Al Bashir, obrigou os sulsudaneses que habitavam o pas a adquirir novos documentos de identidade ou seriam deportados para o Sudo do Sul, em uma tentativa de fazer uma limpeza tnico-religiosa no pas. Elizabeth, um contato da Portas Abertas no pas, escreveu: "A mensagem que querem passar esta: se submetam Sharia ou deixem o pas. As igrejas podem imediatamente se tornar alvo de ataques agressivos caso os cristos no cumpram a recomendao do governo. Em todo o Sudo, as igrejas esto perdendo membros, que esto fugindo para o sul, incluindo aqueles nascidos e criados no norte. Isso pode eventualmente tornar-se um pretexto para o governo fechar tais igrejas".

  Em alguns contextos islmicos, se submeter Sharia no significa que o indivduo tenha apenas de cumprir seus deveres de cidado comum. Tambm se requer que ele abrace a f islmica e suas prticas.

 Fim de semana da Igreja Perseguida no Rio Grande do Sul

 No ltimo dia 11/05, o  ministrio Mulheres do Caminho completou 4 anos de atuao. Hoje (29/06), ser realizado o culto de celebrao, s 15 horas, na igreja Comunho gape (Av. Sertrio, 806, Navegantes, Porto Alegre, RS). Confira a agenda completa do Fim de semana da Igreja Perseguida no Rio Grande do Sul aqui.

Fonte:http://www.portasabertas.org.br/
Postado em 01 de julho de 2013

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More