sábado, 20 de julho de 2013

Butão realiza eleições gerais

BUTÃO

O principal partido de oposição do Butão, o Partido Democrático do Povo (PDP), ganhou a maioria dos votos nas eleições parlamentares deste sábado (13/07), e assumirá o poder na pequena nação do Himalaia

 Dois partidos disputaram o poder: o partido Druk Phuensum Tshokpha (DPT) e a oposição, Partido Popular Democrático (PDP). "Dizem que o DPT é mais tolerante em relação a outros grupos religiosos (incluindo cristãos)", afirmou um cristão local. "O PDP é mais ortodoxo em suas crenças budistas e tende a ser menos tolerante com outros grupos religiosos."

 Muitos butaneses seguiram em bando para suas cidades de origem para votar. Neste verão, contudo, a locomoção das pessoas foi prejudicada devido aos deslizamentos de terra que bloquearam muitas estradas no centro e no leste do Butão.

 Mesmo assim, centenas de milhares de pessoas participaram da segunda eleição parlamentar do Butão. A nação realizou sua primeira eleição em 2008, depois que o rei do país rebaixou o papel da monarquia na gestão pública.

 "Lembrem-se de nós em suas orações", roga o cristão butanês. "Ore pelos novos líderes do país, uma vez que trarão um impacto, positivo ou negativo, sobre a Igreja do Butão em geral."

 De cultura e religião majoritariamente budista, o Butão é um dos países mais desconhecidos, mas politicamente mais estáveis do Sul da Ásia; e o único do mundo que baseia constitucionalmente seu desenvolvimento em um indicador denominado "Felicidade Nacional Bruta": trata-se de um conceito que tem o objetivo de equilibrar a paz mental do indivíduo com o progresso econômico da sociedade. É o 28º colocado na Classificação de países por perseguição,onde os cristãos são forçados a se reunir secretamente.

Fonte:http://www.portasabertas.org.br/
Postado em 20 de julho de 2013

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More