segunda-feira, 1 de julho de 2013

Protestos no Egito resultam em mortos e feridos

Protestos violentos ocupam desde ontem (30) as principais cidades do Egito, na tentativa de pressionar o presidente Mouhamed Mursi a renunciar. O Movimento Tamarod (cujo significado em rabe rebelio), que de oposio, deu at amanh (2) para Mursi deixar o governo. O Ministrio do Interior anunciou a apreenso de nove armas automticas,17 fuzis e 1.584 balas, alm de coletes de proteo


 A oposio ameaa promover uma campanha de desobedincia civil, se Mursi insistir em ficar no posto. O Tamarod defende a realizao de eleies presidenciais. O movimento informou ter obtido mais de 22 milhes de assinaturas para as eleies.

 Nas manifestaes de ontem, pelo menos nove pessoas morreram, inclusive uma criana, e 630 ficaram feridas. Houve confrontos entre manifestantes e policiais em vrias cidades, entre elas: Cairo, a capital. De acordo com organizadores dos protestos, foram as maiores manifestaes desde a renncia do ento presidente egpcio Hosni Mubarak, em fevereiro de 2011.

 A Praa Tahrir, que se transformou em palco de protestos no Cairo, mais uma vez ficou lotada. Por intermdio do porta-voz da Presidncia da Repblica, Ehab Fahmi, Mursi avisou que o dilogo "a nica opo para tirar o pas da crise poltica em busca da reconciliao nacional".

 Colaborador da Portas Abertas no Egito comenta o caso

 "Milhes de egpcios esto indo para as ruas e praas do Egito para pedir que o presidente Mursi, a Irmandade Muulmana e aos partidos salafistas que apoiam o governo tirem suas mos do Egito. O pas sabe a importncia de ser relativamente moderado politica, social e religiosamente. Ocorreram confrontos em diversas cidades do Egito. Uma pequena bomba explodiu, deixando sete mortos e mais de 450 feridos.

 Meu corao sangra pelo meu pas e pelas almas perdidas, bem como por aqueles que passam por sofrimento e dor. Alm disso, ao ouvir as ameaas de grupos de fanticos que prometeram mais violncia e sangue se o presidente Morsi for forado a demitir-se, faz de mim, minha famlia e toda a comunidade crist no Egito gritar: "Ya Rab", que significa: "Oh Senhor ".

 Oh, Senhor, salva o Egito!
 Salva o Egito do mal
 Salva homens, mulheres, meninos e meninas da morte e da dor
 Salva os homens e as mulheres muulmanas de perder suas vidas antes
 de chegar a conhec-lo
 Salva os cristos de ataques a suas casas, igrejas, em suas mulheres e crianas
 por muulmanos fanticos
 Salva extremistas e terroristas do seu caminho de trevas, faze-os viver sob a sua
 graa redentora
 Preencha os seus filhos com rios de alegria e paz, para que em meio escurido
 total ns possamos ver o seu rosto brilhando!
 Eu creio na sua bondade e sei que h um plano divino para o Egito.
 Faa conforme a sua vontade, Ya Rab!"

 Andr baleado em meio s manifestaes

 ​Andr filho de um lder cristo. Ele mora em uma das cidades do Alto Egito; est no ltimo ano da faculdade de medicina.

 Ontem (30), saiu no incio da tarde para participar de uma das manifestaes em prol da renncia do presidente Mursi. Enquanto marchava pacificamente ao lado de outros manifestantes, um grupo de extremistas muulmanos de certo partido islmico abriu fogo com metralhadoras sobre os militantes polticos.

 Andr foi atingido com dois tiros, um alojou-se em seu intestino; o outro perto de sua medula espinhal. Ele foi imediatamente admitido no hospital pblico que estava nas proximidades. Depois de uma primeira operao, a primeira bala foi removida juntamente com uma parte de seu intestino. Mais tarde e milagrosamente, os mdicos conseguiram remover a segunda bala.

 Andr ainda est sob cuidados intensivos e foi transferido para um hospital particular. Ore pela sua recuperao.

 Os confrontos no Egito ocorrem em clima de tenso e so organizados por militantes polticos e movimentos sociais. Para a oposio, Mursi quer centralizar o poder sob seu comando. De acordo com relatos, os manifestantes e os policiais se enfrentaram em frente sede do Partido da Liberdade e Justia (PLJ), brao poltico da Irmandade Muulmana.

Fonte:http://www.portasabertas.org.br/
Postado em 01 de julho de 2013

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More