quarta-feira, 17 de julho de 2013

Ev. Adriano traz informações sobre a igreja assembleiana em Moçambique

Ev. Adriano em Moçambique, na África

Dados importantes do trabalho ministerial na região africana

 O evangelista alagoano Adriano Oliveira traz mais informações sobre a África no seu terceiro dia (9 de julho) de aula e atividades no continente. Dados importantes do trabalho assembleiano em Moçambique e Maputo são relatados em texto via e-mail.

 O obreiro segue enviando informações para o Portal AD Alagoas, que está no continente africano desde sábado, 6, representando o pastor José Antonio dos Santos, presidente da Assembleia de Deus no Estado.

 O evangelista ministra a Palavra de Deus para obreiros do continente durante um evento que faz parte da programação do ousado projeto Ide e Ensinai, desenvolvido há alguns anos em diversas nações da África e que é liderado pelo pastor Eliezer de Lyra, da igreja assembleiana em Curitiba-PR.

 Segue relatório na íntegra:

 Moçambique

 Moçambique, ou melhor, “República de Moçambique”, com uma área de 799.380 Km, equivalendo praticamente duas vezes o território da Califórnia - EUA e uma vez e meia maior que a França, com uma média estimada em 22 milhões de habitantes, apesar de possuir vários idiomas, tais como o Lomué, Makondé, Shona, Tsonga e Chicheua, tem como maior idioma e língua oficial o português europeu.

 É um pais estrategicamente bem localizado, ficando a sudeste da costa de África, fazendo fronteira com a África do Sul, a Tanzânia, o Malawi, a Zâmbia, o Zimbabwe e a Suazilândia. É um lugar que foge daquela imagem que vem em nossas mentes de desgraça, miséria e pobreza. Na nossa ótica está mais pra um país desenvolvido tipo África do Sul do que qualquer outro lugar abaixo. É um lugar rico em recursos naturais. Terra do gás natural, do mármore, da boa madeira, suas reservas de ouro são grandes, rica em carvão e por aí vai. É a menina dos olhos de qualquer investidor.

 Para quem visa investir no turismo, eis a “galinha dos ovos de ouro”. Digo isto porque este país africano atualmente dispõe de excelentes condições na área do turismo, é sem dúvidas um setor da economia mundial em crescimento.

 Uma das principais identidades de consumo é a agricultura basicamente de subsistência, esta tem contribuído para que o país exporte cana-de-açúcar, algodão sisal, chá e tabaco. Possui cidades importantes e conhecidas mundialmente como Beira, Nampula, Chimoio, Nacala-Porto, Quelimane, Tete, Xai-Xai, Pemba, Inhambane. E a principal cidade, que é sua capital, Mapula.

 Religião

 Pelo que pude pesquisar, hoje este país possui mais de 150 denominações religiosas diferentes. Entre elas temos o catolicismo Romano, o Islamismo (é facilmente perceptível a quantidade de islâmicos), hinduísmo e alguns outros credos tradicionais. Mas para nossa alegria, temos também uma igreja tradicional e pentecostal, desde a época colonial, viva e poderosa: A Assembleia de Deus.

 Segundo informações históricas fornecidas pela revista virtual “serving in mission”, Missionários Dominicanos chegaram a Moçambique por volta de 1506 por ocasião do avanço dos descobrimentos marítimos portugueses. No decorrer do próximo século e meio, dominicanos, jesuítas e agostinianos trabalharam ativamente na costa sul e na região do Rio Zambeze. Em 1893, os Anglicanos estabeleceram uma estação de missão permanente no Unango, exercendo a sua maior influência entre os falantes de Nyanja do noroeste de Moçambique.

 Após a I Guerra Mundial, teve início um novo surto missionário com a chegada dos Baptistas escandinavos, Missão Internacional de Santidade, Nazarenos, Adventistas do Sétimo Dia, Pentecostais vindos dos EUA e Canadá, e num período mais recente AIM, Wycliffe, entre outros.

 O Movimento Pentecostal, segundo informações dos mais antigos, foi trazido para Moçambique aproximadamente em 1911, através de um jovem desbravador, de etnia Tonga, emigrante que trabalhava na época nas minas da África do Sul, chamado Paulo Khosa. Porém oficialmente, o que temos de concreto, é que o pioneiro foi um homem chamado Austin Chawner, que em agosto de 1926 conseguiu residência temporária em Moçambique por um tempo curto de três meses. Este homem debaixo da orientação divina, em meados do ano de 1935, iniciou pela fé a primeira Escola Bíblica de obreiros, cujo objetivo era preparar futuros ministros eclesiásticos nacionais que pudessem dar continuidade ao trabalho iniciado por ele.

 Como o país de Moçambique era na realidade uma colônia de Portugal, por volta do ano de 1938 as Assembleias de Deus portuguesas concederam permissão para que a obra iniciada por Austin Chawner e sua esposa, bem como outros nativos, fosse finalmente reconhecido pelo governo português. Com uma pequena e destacável condição: em termos legais ficaria sob a tutela da Assembleia de Deus sediada em Lisboa.

 No ano de 1950, afastados pelo governo colonial português sem sabermos qual foi o principal fator que isto foi feito, Austin Chawner e sua esposa foram terminantemente proibidos de continuar liderando a igreja moçambicana. Porém, a essa altura do campeonato, já existiam, em plena atuação, uma média de 200 igrejas africanas. Como um verdadeiro evangelista e missionário, Austin Chawner independentemente da ordem recebida, mesmo de forma irregular continuou a entrar no país e deu assistência aos obreiros nativos.

 O SURGIMENTO DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOÇAMBIQUE

 Os portugueses evangélicos e pentecostais viam aos cachos para Moçambique com o intuito de investirem e melhorarem suas vidas financeiras. E pelo fato de não existir na época lugar para realizarem cultos em idioma português, adotaram a igreja africana para essas reuniões. E foi a partir deste princípio que foi sentida a necessidade de se ter uma igreja voltada para os padrões doutrinários e pentecostais da Assembleias de Deus.

 Oficialmente, a Assembleia de Deus em Moçambique teve o seu início em abril de 1946. Na ocasião era composta por 30 assistentes e vários membros batizados com o Espírito Santo e com fogo. A chama do avivamento daí pra frente não parou mais de queimar e o trabalho cresceu. Logo em seguida, em 1947, baseado em informações contidas na carta enviada por uma irmã que presenciou os fatos, chamada Maria Medeiros, sete irmãos receberam a graça do batismo com fogo.

 PERSEGUIÇÃO CONTRA A ASSEMBLEIA DE DEUS

 Durante longos 400 anos Moçambique foi uma colônia de Portugal. Alcançou sua independência em 1975. Depois dessa independência, uma grande perseguição passou a fazer parte da história sofrida da igreja Assembléia de Deus. Os principais líderes estrangeiros e missionários foram perseguidos e muitos foram presos. Muitas igrejas foram completamente devastadas, e as poucas que restaram, para que pudessem permanecer abertas sofriam sérias interferências e dificuldades para aplicar a sã doutrina dos apóstolos. Porém para a glória de Deus, apesar de tantas limitações impostas pelas autoridades moçambicanas, o Evangelho nunca deixou de ser anunciado e de crescer e avançar.

 Hoje a Assembleia de Deus em Moçambique conta com um Centro de Recuperação Juvenil, que cuida de aproximadamente 60 crianças, chamado “Ingrid Chawner”. Criado por missionários vindos da Noruega e inaugurado oficialmente em 4 de Novembro de 1995 pelo Presidente da República na época chamado Joaquim Chissano.

 Também possui um espaço multifuncional denominado “Água do Éden”, onde existe um complexo para engarrafamento de água que é distribuída por vários pontos da cidade de Maputo, cujos clientes vão desde embaixadas, ONGs, empresas e particulares. Os proventos fruto da comercialização da água, revertem em favor de outras atividade em funcionamento no Centro, nomeadamente na carpintaria, agricultura e costura.

 ESCOLA BÍBLICA DA ASSEMBLEIA DE DEUS

 Baseado em informações presentes em Brochuras do Centro de Recuperação e da Escola Bíblica, A Escola Bíblica foi fundada em 31 de Outubro de 1985 sob a liderança do missionário Bill Mercer e do Conselho Geral da Escola.

 Ao longo dos seus 27 anos de existência, já graduaram algumas centenas de alunos do curso intensivo ministerial e muitos outros no que respeita ao curso básico por extensão, sendo que vários destes alunos pertencem a outras denominações. No ano de 1997, frequentavam a escola 50 alunos do curso intensivo ministerial, e cerca de 800 alunos estavam inscritos no curso básico de teologia por extensão em 26 núcleos espalhados por todo o país, com maior predominância na província de Maputo e na capital com o mesmo nome.

 Numa iniciativa da Igreja Assembleia de Deus em Moçambique, no ano de 2003 havia 109 inscritos para frequentar o Curso de Liderança Pastoral, cujas aulas funcionavam entre 8 e 12 horas.

 PASTORES DESTACADOS NA FUNDAÇÃO DA IGREJA

 Pastor Laurentino Mulungo Mulungo,

 conhecido por “Vovo Nwa Mulungo”, é uma figura incontornável no meio evangélico de Moçambique. Fundou e pastoreou a Igreja em Tlavane, bairro do aeroporto em Maputo, cuja origem humilde numa palhota remonta ao ano de 1946.

 Foi preso em setembro de 1975 onde permaneceu até 30 de outubro de 1981, sob a acusação de pregar o evangelho e enviado para Nampula, continuando aí a anunciar Jesus. Organizou as primeiras Convenções da Igreja. Viria a falecer num trágico acidente de automóvel.

 Dália Teresa Viegas

 É moçambicana e serve ao Senhor no seu país há várias décadas, tendo sido batizada em abril de 1955. Está intimamente ligada ao trabalho no meio prisional que acompanhou de perto, vindo a ser interrompido por pressão do capelão que não gostou de ouvir que iam anunciar o evangelho. Haveria de ser retomado mais tarde. Hoje existe um trabalho bem estruturado nesse meio, apoiado por mais de 15 cooperadores regulares que prestam apoio espiritual e social em seis diferentes cadeias, com literatura cristã e um lanche duas vezes por ano.

 A irmã Dália faz parte também do ministério da igreja, tendo ocupado o cargo de conselheira do Departamento de Senhoras, entre outras atividades.

 Maria Amade e Pastor Dino

 Amade Estamos hospedados em uma base missionária inserida na casa da irmã Maria, esposa do pastor Dino Amade da igreja Assembleia de Deus em Maputo (local onde estamos realizando a Escola Bíblica de Obreiros).

 Esta senhora, serva de Deus, sempre se preocupou com as crianças mais desfavorecidas. Talvez este tenha sido o principal fator das suas ações, que em especial, sempre demonstrou o carinho por todas as que viviam nas ruas, vestindo e alimentando crianças ao longo de vários anos. Já está com o Senhor. Porém seu esposo, o pastor Dino Amade, está vivo. Com seus 90 anos de idade, foi referência para os africanos aqui de Maputo. Homem que é o testemunho vivo de uma igreja valente que sempre esteve com a bandeira do evangelho hasteada, fazendo a obra do Senhor.

 Fonte

 - Operation World, Edição século 21

 - Notas do Pr.Paulo Branco

 - Construindo a Comunidade, por ocasião dos 12 anos da CPLP

 A Escola Bíblica em 2013

 Temos prazer de ensinar aqui. Os obreiros se envolvem de corpo, alma e espírito. Sedentos pelo conhecimento das Sagradas escrituras. Não existe valor que pague isto. São pontuais, se envolvem com as aulas, ao término sempre perguntando e tirando suas dúvidas.

 A aula hoje de nossa disciplina Epistologia e Dons ministeriais girou em torno das cartas paulinas, a classificação, a inspiração e suas subdivisões. A cada frase dita, a certeza da assimilação, da alegria e da satisfação. Depois entramos na Carta aos Efésios. Aproveitamos para dar uma volta história na cidade de Éfeso, suas construções e ruínas atuais, a atuação paulina naquela cidade, a queda humilhante da falsa divindade chamada Diana, a exaltação e crescimento do evangelho, os propósitos e finalidades desta carta. Momentos de glória, misturado com aleluia se apoderaram dos presentes.

 Muitos choraram diante das narrativas contundentes acerca dos desafios que Paulo enfrentou. A Eficácia e a eficiência deste apóstolo foi colocado em xeque despertando um grande avivamento durante a exposição das aulas. É bem verdade que o tempo é corrido, sentimos a diferença do fuso-horário, a culinária é um tanto diferente, o cansaço e perigos são diversos porém dar prazer de realizar a obra pois os africanos com seus simples gestos nos ensinam a amar, respeitar e adorar a Deus independentemente de qualquer coisa. A saudade é muito forte. Saudades da minha esposa Lila, da família, dos amigos, do meu pastor José Antônio. Mas o que me alivia é a chama do evangelho que a cada dia cresce mais e mais em meu coração. O lema que está aceso em minha mente é: "ATÉ A ÚLTIMA GOTA DE SANGUE E SUOR POR AMOR AOS ESCOLHIDOS! ALELUIA!"

 Próxima semana, estaremos na cidade de Xai-Xai, sede do distrito homônimo e capital da província de Gaza. Orem por nós. Nos ajudem em oração. O nome do Senhor está sendo glorificado. Os alunos ficaram tão envolvidos com os ensinamentos que nos agendaram para pregar em várias igrejas após as aulas.

 Ontem e hoje, gravamos no estúdio da igreja uma média de seis mensagens. Amanhã gravaremos mais três novas mensagens. Estas mensagens serão passadas em várias emissoras de rádios do país. O povo aqui tem prazer em servir a Deus, não se cansam. Paralelo a Escola Bíblica de obreiros, está ocorrendo na igreja durante todos os dias de julho (do dia 1 até 31/07) cultos de Jejum e oração das 00h as 15h.

 Durante todo o dia escutamos a harmoniosa voz da adoração e do clamor a Deus. Africanos com mãos levantadas e lágrima nos olhos a rolar, adorando o Rei dos reis e Senhor dos senhores. A cada dia, um tema diferente. Foi estabelecida uma escala contando com pastores, dirigentes, levitas, porteiros e intercessores. 

Os temas são:

 - “ se o meu povo”
 - “orar e buscar a minha face”
 - “e se converter dos seus maus caminhos”
 - “eu ouvirei, perdoarei e sararei”
 - “situação atual do pais –agressão e violência, não!”
 - “O cristão e as eleições autárquicas 2013”
 - “preparados para a vinda do Senhor”
 “ Frutos do Espírito!”
 Dentre outros.





Fonte:http://www.adalagoas.com.br/
Postado em 17 de julho de 2013

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More