segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Veja o desempenho dos evangélicos nestas eleições

Evangélicos na política

Evangélicos vencem nas urnas e conquistam espaço no cenário político

Os evangélicos atingiram um recorde nestas eleições. Além de representar cerca de 20% do eleitorado do país, a comunidade religiosa conseguiu eleger neste domingo, 3, um número significativo de representantes para defender interesses considerados importantes para o segmento.

Entre os eleitos estão bispo da Igreja Universal Marcelo Crivella (RJ), o pastor Marco Feliciano (SP), a cantora Lauriete (ES), o pastor Takayama que vai ocupar a vaga de deputado federal pelo Estado do Paraná. Confira outros nomes abaixo.

Eles terão pela frente questões importantes e polêmicas como o aborto e o casamento gay, em pauta nas discussões políticas com muito calor. No Brasil, o aborto é tipificado como crime contra a vida pelo Código Penal Brasileiro, prevendo detenção, contudo não se pune o crime de aborto quando não há outro meio para salvar a vida da mãe ou quando a gravidez resulta de estupro.

Em relação ao casamento gay, lideranças acreditam que a legalização da união está prestes a ocorrer. Uma lei que criminaliza a homofobia (PL 222) também tramita no senado e chega a ser considerada uma ameaça por cristãos.

Para a maioria dos evangélicos, a eleição de representantes comprometidos com os interesses é a garantia de maior liberdade religiosa. Com essa preocupação, muitos buscaram uma vaga para exercer cargos políticos.

Algumas igrejas apoiaram candidatos. A Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil criou um conselho político para coordenar o projeto Cidadania AD Brasil. Segundo a entidade, o projeto visa a consciência política e gerencia o lançamento de candidatos oficiais da denominação nos pleitos eleitorais em todo país. Com o projeto, a igreja Assembleia de Deus já conseguiu eleger deputados federais, deputados estaduais e vereadores.

O pastor José Wellington Bezerra da Costa, presidente da CGADB, declarou apoio pessoal ao candidato tucano, José Serra, para presidente da República, dias antes das eleições do primeiro turno. Em Alagoas, este ano, o projeto político da AD indicou Jota Cavalcante (PDT) para deputado estadual e Antonio Carlos Chamariz (PTB) para deputado federal. Jota foi reeleito com 26.276 votos e Chamariz ficou como suplente. Ele obteve 39.864 votos.

Veja alguns nomes e votos de evangélicos no Brasil

Marcelo Aguiar – PSC – 98.842 votos – deputado federal São Paulo

Mara Lima – PSDB - 56.516 votos – deputada estadual Paraná

Cantora Lauriete – PSC – 69.818 votos – deputada federal Espírito Santo

Shirley Carvalhaes – PRTB – 20.894 votos – deputada federal Pernambuco – não eleita

Marco Antonio – PRB – 32.488 votos – deputado federal Pernambuco – não eleito

Pr. Marco Feliciano – PSC - 211.855 votos – deputado federal São Paulo

Pr. Takayama – PSC – 109.895 votos – depurado federal Paraná

Bispo Marcelo Crivella – PRB - 3.332.886 votos – senador Rio de Janeiro

Magno Malta – PR – 1.285.177 votos – senador Espírito Santo


Fonte:http://www.jneweb.com.br/
Postado em 04 de outubro de 2010

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More