quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Asia Bibi aguarda novo julgamento

PAQUISTÃO


Ela está presa desde 19 de junho de 2009, acusada de blasfemar contra o profeta Maomé; um crime aos olhos da lei. Ela vivencia hoje a injustiça e o desamparo do sistema judicial do Paquistão: cristãos são culpados até que se prove a inocência. Mas, essa inocência, provavelmente, nunca poderá ser provada

 A cristã paquistanesa Asia Bibi, antes da prolação de sua sentença foi submetida à prisão preventiva por um período de 5 dias, no qual foi maltratada pela polícia. Posteriormente em razão destes dias na prisão deu a seguinte declaração: "Quando fui presa, fui agredida e molestada pelos guardas. Fiquei em estado de choque por muito tempo”.

 Asia teve sua acusação baseada no artigo 295C do Código Penal do Paquistão, o qual dispõe que em casos de blasfêmia ao nome do profeta Maomé, a condenação será a pena de morte ou prisão perpétua. Seu veredito condenando à pena de morte foi anunciado em novembro de 2010, quando o tribunal de primeira instância a considerou culpada.

 Embora as leis do Paquistão concernentes às provas proíbam terminantemente evidências que se originem de rumores, exigindo depoimentos orais diretos, as duas testemunhas apresentadas ao Juizado de Paz no caso de Asia Bibi não estavam sequer presentes no momento do suposto incidente. Ou seja, tais testemunhas não ouviram, nem viram nada daquilo em que baseiam seus depoimentos. Asia Bibi foi, desta forma, condenada pelo Tribunal de Justiça com base em provas forjadas.

 A cristã apelou ao Tribunal Superior de Lahore contra o veredito. Os advogados envolvidos no caso continuam confiantes de que os depoimentos sobre os quais a promotoria baseou o seu caso não contestarão o mais imparcial e profissional Tribunal Superior de Lahore. "O Juizado de Paz está, de fato, sujeito a influências políticas e pressões de fundamentalistas islâmicos", afirmam. "Essas coisas não acontecem nos altos escalões da justiça."

 Peritos jurídicos acreditam que o processo de recurso leve mais um ano. Afirmam que, durante este tempo, é mais seguro para Asia permanecer na prisão em Sheikhupura, onde lhe é permitido encontrar-se com sua família uma vez por semana.

 Leia também

 Asia Bibi continua à espera de justiça

Fonte:http://www.portasabertas.org.br/
Postado em 08 de agosto de 2013

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More