domingo, 16 de setembro de 2012

SBB anuncia celebração pelos 50 anos do Luz na Amazônia



Culto de agradecimento acontece na Primeira Igreja Batista do Pará, em Belém


A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) promoverá, no dia 15 de setembro, um grande culto de agradecimento pelo cinquentenário do programa Luz na Amazônia, uma importante iniciativa social voltada a populações ribeirinhas da região amazônica, que se destaca por levar assistência médica, social e espiritual a comunidades que vivem em situação de extrema carência. Para a realização deste programa, a SBB conta com o barco-ambulatório Luz na Amazônia III e o Barco da Bíblia Luz na Amazônia II, ambos especialmente projetados para navegar na Bacia Amazônica. A celebração acontecerá às 19h30, na Primeira Igreja Batista do Pará, em Belém.

A viagem inaugural do programa Luz na Amazônia foi realizada no dia 08 de dezembro de 1962. Desde então, a SBB promove viagens periódicas a roteiros pré-determinados, alcançando preferencialmente comunidades mais isoladas, distantes dos centros urbanos. O barco-ambulatório, projetado para proporcionar atendimento médico de qualidade, conta com enfermaria, consultórios médico e odontológico, farmácia e laboratório de análises clínicas, estrutura que possibilita realizar de atendimentos de emergências até cirurgias de pequeno porte. Entre os objetivos do programa estão: elevar o padrão de qualidade de vida do ribeirinho; promover sua transformação social, seu desenvolvimento espiritual e cultural, e o fortalecimento de vínculos familiares, além de proporcionar mais visibilidade para a realidade social da região. Somente nos últimos 10 anos, as ações do Luz na Amazônia beneficiaram cerca de 118 mil pessoas localizadas às margens do Rio Amazonas.

As duas embarcações que atualmente integram o programa realizam trabalhos distintos, mas complementares, abrangendo os estados do Pará, Amazonas e Amapá. O Barco da Bíblia Luz na Amazônia II – considerado uma verdadeira livraria flutuante, tem como principal finalidade oferecer Escrituras a um valor acessível, facilitando sua aquisição por pessoas que, em geral, não têm acesso a outras livrarias. Este ano, o Barco da Bíblia foi totalmente remodelado, reunindo uma área de livraria mais ampla e moderna, que enfatiza o atendimento ao público, além de um espaço cultural, batizado de Museu da Bíblia.

O Barco Luz na Amazônia III visita pequenos núcleos populacionais estabelecidos às margens dos rios, igarapés e furos da região. São, genericamente, populações ribeirinhas, as quais têm uma dinâmica de funcionamento socioeconômica com características próprias. Nessas comunidades ribeirinhas, distantes dos centros urbanos, a situação é de isolamento. As únicas estradas são os rios, e o meio de transporte mais comum são os “casquinhos” (pequenos barcos a remo). Na maioria das localidades não há posto médico, farmácia e nem escolas. Em 2011, o programa realizou 63.056 atendimentos, beneficiando 26.437 pessoas de 32 comunidades, alcançados por meio de 65 viagens. O investimento, no mesmo ano, foi de R$ 2.128.110,62.

Luz no Brasil
– Os impactos positivos alcançados com o programa Luz na Amazônia motivaram a SBB a ampliar sua abrangência e a replicar em outras regiões a experiência bem-sucedida, com a criação do Luz no Brasil, em 2008. Este programa tem como linhas de atuação o desenvolvimento espiritual e a promoção da saúde, educação, cultura e cidadania. Atualmente, a iniciativa engloba três outros projetos igualmente importantes: o Luz no Sul e o Luz no Sudeste, que contam com ônibus ambulatório para os atendimentos, e o Luz no Nordeste, que utiliza um caminhão ambulatório para percorrer a região.

Serviço


Data: 15 de setembro (sábado)

Horário: 19h30

Local: Primeira Igreja Batista do Pará

Avenida Assis de Vasconcelos, 356 – Belém-PA


Fonte:http://www.adalagoas.com.br/
Postado em 16 de setembro de 2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More