sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Oração reabre Igreja em La Macarena, na Colômbia

Apesar das opressões contra as igrejas na região, Deus tem respondido as orações dos irmãos. O ambiente de tensão e conflitos constantes provoca temor e, muitas vezes, ações de violência contra os cristãos. Mesmo assim, líderes e membros das congregações têm “permanecido firmes através da tempestade”


Quatro meses após insurgentes das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) forçarem o encerramento das atividades da maior igreja localizada em uma vila ao sul da Colômbia, a congregação de La Macarena está, mais uma vez, realizando cultos em seu prédio.
A mudança súbita ocorreu após o comandante rebelde das FARC, que emitiu o decreto de encerramento, ter sido morto em uma batalha contra outras forças armadas da Colômbia. “Sua morte cancelou a ordem deferida em 29 de abril”, explicaram os pastores Juan e Paulina* Rodríguez em depoimento à Portas Abertas.


Em cinco de agosto, líderes da guerrilha autorizaram que os cristãos voltassem a se reunir abertamente, na igreja, e os pastores puderam retomar seu trabalho.

O casal Rodríguez declarou que esta inversão na realidade dos fatos aconteceu porque os cristãos clamaram a Deus e Ele os respondeu com um milagre. "Deus cumpriu sua promessa", disse Juan.
"O Senhor nos ensinou a deixar a raiva de lado e confiar que Ele iria trabalhar a nosso favor; e foi exatamente isso o que aconteceu, com a morte do comandante da guerrilha," disse um funcionário da Portas Abertas. "Nós não revidamos a violência dos ataques com mais violência, mas sim, confiando na resposta de Deus à nossa oração, e foi o que aconteceu", completou.

Embora o pastor Juan tenha admitido que, em certo momento, o medo começou a invadi-los, ele afirmou que sua primeira reação foi telefonar para a Portas Abertas e dar a notícia. Uma equipe da organização respondeu às boas novas com uma visita de encorajamento e oração pela igreja e seus líderes.
Mesmo com a proibição anterior, o grupo havia decidido continuar suas reuniões de oração na casa de membros da igreja, a portas fechadas, para evitar a infiltração de informantes, espiões à espreita, que ouvem as mensagens pregadas para saber se não são anti-guerrilha. Anciãos da igreja optaram por realizar reuniões semanais para planejar temas de estudo da Bíblia, fortalecendo e unificando a Igreja local enquanto eles eram impedidos de atender as congregações.
O poder da oração
Paralelo a isso, a Portas Abertas mobilizou uma chamada mundial para a oração. Os pastores de La Macarena, desde então, confirmaram que, durante este tempo de consagração e intercessão concentrada de todos os cristãos, Deus revelou-lhes que a igreja seria rapidamente reaberta.
A reviravolta no caso, porém, parecia impossível até o último momento. O casal pastoreou a congregação por 14 anos; sete deles com a igreja fechada à força. Inseridos em um local de influência das FARC por longa data, um reduto rico em depósitos minerais e poços de petróleo, os cristãos de La Macarena foram considerados uma ameaça para as prováveis atividades insurgentes e informantes do governo.
Embora a igreja tenha sido fechada em 1998, foi reaberta em 2005. No final de abril de 2012, porém, um mensageiro da Frente 27 das FARC apareceu na casa do pastor Rodríguez. Composta por 200 guerrilheiros, considerada a facção mais forte do grupo militar, a Frente 27 é conhecida por aterrorizar o público em suas apresentações com a promoção de sequestros, atentados, assaltos, deslocamentos forçados, ameaças de morte e assassinatos.

O mensageiro entregou um comunicado a Juan Rodríguez proibindo a continuidade da construção da igreja. A declaração terminou ameaçadoramente: "De hoje em diante, considere este aviso; não nos faça retornar ou não nos responsabilizamos por nossas ações".

Os cristãos já conheciam – e muito bem – esse sentimento de temor pelas ameaças de violência. Diante do mensageiro, porém, o pastor Juan permaneceu em silêncio. Ele sempre soube que não adiantava se aproximar da polícia para obter ajuda. La Macarena é uma área sem lei, sem autoridades estaduais institucionais. A pequena igreja estava desamparada.
"Não se pode dizer nada. Se você fizer algo, tomar qualquer atitude contrária à decisão deles, eles se tornam ainda mais agressivos", disse o pastor à Portas Abertas. "Eu não posso colocar minha vida em risco, nem a minha família".
Uma tática de coerção particularmente assustadora das FARC envolve recrutamento forçado de adolescentes para se juntar às fileiras da guerrilha. Entre eles estão, por vezes, muitos filhos e filhas de famílias cristãs.
Olhando para trás, o casal e sua igreja podem ver como Deus os tinha preparado para este evento traumático. Em fevereiro, apenas dois meses antes da proibição do comandante guerrilheiro, os líderes Juan e Paulina e demais cristãos receberam o treinamento “Permanecendo Firme Através da Tempestade”, da Portas Abertas.
Juan e Paulina concordaram que o treinamento foi essencial para que eles entendessem que a perseguição é parte da caminhada cristã e, portanto, deveriam manter-se fieis à sua vocação. "O curso trouxe coragem e força para a equipe de liderança da igreja", disse Paulina.

Mas, uma das maiores bênçãos durante os últimos meses de opressão, ocorreu com a próxima geração de líderes da igreja. Filho mais velho dos pastores, Francisco *, 15, parte da equipe de louvor e ajudante na escola dominical, tomou a iniciativa, durante o fechamento da congregação, de ensinar seus colegas e amigos a respeito de Deus e da Bíblia. Em meio à perseguição, Francisco decidiu dedicar sua vida a servir o Senhor.

* Nomes alterados para proteger a identidade dos cristãos citados.

Pedidos de oração• Ore para que o Senhor fortaleça o casal de líderes Juan e Paulina Rodríguez e eles possam suportar espiritual e emocionalmente as opressões contra a congregação.
• Peça a Deus por misericórdia e apoio financeiro suficiente para o casal e seus três filhos.

Crianças são o futuro da Colômbia:




Fonte:http://www.portasabertas.org.br/
Postado em 14 de setembro de 2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More