domingo, 2 de setembro de 2012

Médicos confirmam incapacidade mental de menina paquistanesa

Há dez dias, a adolescente cristã foi presa, acusada de profanar o Alcorão. Ontem (28), foi divulgado um relatório médico confirmando que a garota sofre de retardamento mental e, portanto, não fez nada propositalmente. A tensão agora se dá por medo que os acusadores decidam fazer justiça com as próprias mãos.


Nessa segunda-feira (27), médicos no Paquistão examinaram a menina cristã Rimsha Masih, presa na sexta-feira (17), sob a acusação de blasfêmia, para determinar sua idade e capacidade mental (Leia Polícia paquistanesa prende menina de 11 anos por blasfêmia). Os resultados foram apresentados ao tribunal nessa terça-feira (28).

Segundo a agência EFE de notícias, a equipe médica oficial que realizou o exame confirmou a incapacidade mental da garota, que permanece detida à espera de uma decisão judicial.

O diretor da Liga Ecumênica do Paquistão (APIL), Sajid Ishaq, disse à EFE que o relatório médico tornado público constata que a menina é menor de 14 anos e sofre de retardamento mental.

Em entrevista à BBC, o advogado de Rimsha explicou que "ela está sendo mantida em uma prisão de segurança máxima após uma multidão enfurecida tê-la acusado de profanar páginas do Alcorão. Seus defensores dizem que ela foi acusada injustamente”, e acrescentou que quanto às evidências do caso, ainda não está devidamente comprovado se a menina, de fato, queimou páginas do Alcorão ou se as folhas só foram encontradas em sua bolsa.

Para à EFE, Sajid Ishaq alertou ainda: "Rimsha já não poderá viver neste país, é perigoso demais", ao lembrar que muitos acusados de blasfêmia são mortos por seus acusadores, que decidem fazer justiça com suas próprias mãos.

“Especialistas denunciaram a ilegalidade da detenção de uma adolescente e pediram a anulação das acusações feitas a uma pessoa cuja capacidade mental a impede sequer de entender o delito da qual é acusada. Segundo testemunhas, a menina saiu em busca de papel para usar como combustível em sua casa e por engano recolheu versos do Corão”, afirma a reportagem da EFE.

Leia a notícia completa aqui.Medo de ataquesDe acordo com Orla Guerin, correspondente da BBC em Islamabad, o advogado de Rimsha disse que quando a viu na prisão, no último fim de semana, ela chorou e implorou para ser libertada.
Seus pais foram levados em custódia protetora após ameaças; muitas outras famílias cristãs fugiram do bairro, temerosas da violência.
FonteAssist News, EFE, BBC e outras


Fonte:http://www.portasabertas.org.br/
Postado em 02 de setembro de 2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More