sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Hoa encontra sua voz através do Programa Priscilla da Portas Abertas

No Vietnã, a perseguição aos cristãos resulta no sofrimento de diversos irmãos que escolheram entregar sua vida a Deus. As mulheres, consideradas mais frágeis, acabam assumindo grandes responsabilidades quando seus esposos e parentes são presos. A fé é o ingrediente fundamental para a propagação do evangelho e o fortalecimento das famílias prejudicadas

Portas Abertas promove treinamento às mulheres cristãs do Vietnã


Seu ao dai* transparecia elegância. Uma visão impressionante, vindo ao longe, com seus detalhes de seda verde e marrom; tudo brilhava em Hoa**. Virtuosamente, ela se aproximou para saudar seus convidados, um casal da Portas Abertas que trabalhava em outro país.

A conversa teve início. "Seu ao dai é lindo!", um deles afirmou. "Este é um dia especial", respondeu Hoa, aos 40 anos, com um sorriso que transmitia alegria e emoção.

Dezessete outras senhoras consideram aqueles dias do mês março de 2012 como "muito especiais", pois foi a data em que se formaram no Programa Priscilla da Portas Abertas; um curso de discipulado de três anos para as mulheres cristãs vietnamitas. As dezoito formandas representam oito igrejas de várias partes do Vietnã do Norte.

Nas aldeias tribais do país, é muito grande a opressão sobre os crentes que desejam praticar sua fé. Prisões, interrogatórios e agressões brutais são comumente direcionados aos servos de Deus. Maridos e pastores são, muitas vezes, os primeiros a sofrer. Quando presos por causa de sua fé, suas esposas ficam com o encargo de cuidar da casa e da igreja. O Programa Priscilla é uma forma de preparar as mulheres vietnamitas, como Hoa, para tais situações.

"Foi você quem idealizou o programa?" Hoa perguntou ao funcionário da Portas Abertas, a quem serviu com um prato de macarrão e uma tigela de sopa de carne de porco. "Não somente eu. Irmãos e irmãs de vários países prepararam o programa e estão orando por você", respondeu o moço.

Poucas horas antes da cerimônia de formatura iniciar, algumas das mulheres podiam ser ouvidas ensaiando sua canção de graduação. Seus maridos também estavam vestidos para a ocasião. Muitas fotos foram tiradas, para registrar o momento. Os risos e entusiasmos daquelas famílias encheram o local, que também servia como sala de aula para o Programa Priscilla.

“Há três anos, eu não acreditava em mim. Mas agora, estou muito mais forte", contou Hoa. "Hoje eu sei o valor das mulheres. Quando cheguei para o treinamento, eu estava com vergonha de falar. Nós nos sentimos fracas, como mulheres, mas agora, estamos bem. Fomos fortalecidas.”

"Na minha igreja, metade dos 700 membros são mulheres, mas não há ministério direcionado a elas. Meu desejo é compartilhar os ensinamentos do Programa Priscilla com cada uma das cristãs, membras da congregação, ainda este ano ou no próximo", acrescentou Hoa, ao servir uma xícara de café ao irmão da Portas Abertas que, em sua visita, teve o privilégio de compartilhar de sua alegria.

"O programa não pára por aqui. Estamos só no começo", disse Hoa às colegas durante seu discurso de graduação.

Este ano, 4.500 mulheres frequentam as aulas promovidas pela Portas Abertas em diferentes distritos do Vietnã. Desde que começou, em 2002, mais de 6.000 fiéis vietnamitas já terminaram o curso, e muitas delas, estão ministrando o Programa Priscilla em suas respectivas igrejas locais.

Pedidos de oração


• Peça ao Senhor para que Hoa tenha a sabedoria e coragem necessárias para iniciar o programa de mulheres em sua igreja.
• Interceda pelo filho de Hoa, de 20 anos, para que ele seja obediente a Deus e à Sua Palavra como ela é.
• Ore em favor das cristãs que concluíram o Programa Priscilla, para que elas continuem a crescer na fé e tenham o mesmo desejo que Hoa, de ensinar aos outros.
• Clame a Deus pelos pastores no Vietnã do Norte, para que eles proporcionem oportunidades de discipulado para as mulheres.
• Ore pela união das mulheres cristãs que vêm de várias denominações do Norte.

*Vestido tradicional usado pelas mulheres vietnamitas em ocasiões especiais
** Nomes alterados por questões de segurança

Conheça as mulheres da Igreja Perseguida!


Fonte:http://www.portasabertas.org.br/
Postado em 14 de setembro de 2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More