segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Extremistas turcos são acusados de matar bispo

TURQUIA

TURQUIA (35º) - O maior bispo católico da Turquia acusou publicamente os ultra-nacionalistas turcos e os fanáticos religiosos de estarem por trás do assassinato do bispo sênior do país em junho.


O motorista do monsenhor Luigi Padovese, vigário apostólico do Vaticano em Anatólia, no extremo oeste da Ásia, esfaqueou o bispo até a morte fora de sua casa em Iskenderun, em 03 de junho, um dia antes de ele viajar para Chipre onde encontraria o Papa Bento XVI.

O assassinato chocou a igreja turca e criou uma nuvem sobre a visita de Bento XVI. Foi o último de uma série de ataques nos últimos anos contra cristãos na Turquia. O país é predominantemente muçulmano e os cristãos representam menos de 1 por cento de uma população de 70 milhões de pessoas.

O chefe da Conferência Episcopal da Turquia, Dom Ruggero Francheschini, disse em uma reunião quinta-feira, dia 14, que Padovese foi vítima de "homicídio premeditado" pelas mesmas forças que ele tinha denunciado pelo assassinato de um sacerdote cristão em 2006 e três em 2007.


Fonte:http://www.portasabertas.org.br/
Postado em 18 de outubro de 2010


0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More