segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Ícone da Assembleia de Deus, missionária Ruth Doris Lemos falece em SP




Ruth Doris Lemos vai ser lembrada na história da AD no Brasil


Ao lado do esposo, pastor João Kolenda, fundou o Instituto Bíblico das Assembleias de Deus (IBAD)

Uma das mulheres mais conhecidas de toda a história da Assembleia de Deus no Brasil e que ainda permanecia viva deu o último suspiro nesta sexta-feira. A missionária Ruth Doris Lemos faleceu, por volta do meio-dia, por não resistir a uma cirurgia melindrosa a qual foi submetida.

Ao lado do esposo, o pastor João Kolenda Lemos, fundou o Instituto Bíblico das Assembleias de Deus (IBAD), localizado em Pindamonhangaba, no interior paulista. Ela era pastora credenciada nos Estados Unidos desde os anos 60, mas veio ao Brasil cumprir uma ordem do Mestre.

Irmã Doris morreu em decorrência de complicações de uma intervenção cirúrgica endovascular. Ela deixa o marido, filhos, genros, noras, netos e uma bisneta. Estudantes e ex-alunos encheram blogs e sites na internet com mensagens de conforto aos familiares enlutados. Eles citaram vários episódios que viveram ao lado dos missionários e ressaltam, sobretudo, o grande ensinamento que tiveram com a irmã Doris.

O corpo da missionária foi exposto para visitação pública na capela do IBAD desde as 2h da manhã deste sábado. O culto fúnebre foi celebrado mesmo local, a partir das 11h30. Já o sepultamento aconteceu no início da tarde no cemitério municipal de Pindamonhangaba.

História - Sua dedicação e esforço foram fundamentais na preparação de centenas de obreiros que hoje atuam no Brasil e no exterior, sendo um exemplo de vida cristã e uma referência em educação teológica na Assembleia de Deus.

Irmã Doris, como é conhecida entre os alunos, nasceu nos Estados Unidos da América em uma pequena cidade do Wisconsin – mesmo estado de origem do saudoso missionário Lawrence Olson. Ela estudou teologia no Instituto Bíblico dos Grandes Lagos, e é ministra do Evangelho há 30 anos no Distrito Norte do estado da Califórnia.

O casal se conheceu nos EUA, casaram-se, e em 1951 vieram para o Brasil. A princípio trabalharam juntos na CPAD; ele como tesoureiro e ajudando na área de literatura; ela com literatura infantil, embora conhecesse muito pouco de português. Em 1955, foi ao ar pela primeira vez o programa “ Voz das Assembléias de Deus” dirigido pelo missionário Lawrence Olson. Os Kolenda ajudavam tanto na produção do programa e irmã Doris acompanhava os hinos com um órgão litúrgico. Em 1956 foram para os EUA, retornando no ano seguinte.

A semente do que viria ser o IBAD brotou entre 1956/1957. As coisas começavam a acontecer. O irmão João Kolenda Lemos deixou a CPAD e iniciou um árduo trabalho de tradução de livros, manuscritos e outras literaturas para a língua portuguesa preparando material para um instituto bíblico. Este trabalho durou um ano e meio, aproximadamente.


Fonte:http://www.jneweb.com.br/
Postado em 26 de outubro de 2009.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More